Lobo marinho a repousar na praia das Salinas, técnicos presentes no local

Salinas
É nas proximidades desta praia que um lobo marinho repousa perante os olhares dos banhistas e de técnicos do IFCN.

Um lobo-marinho macho adulto a repousar na praia das Salinas, em Câmara de Lobos, chamou a atenção de vários banhistas que se encontravam naquela zona balnear.

O alerta, com informação de possível ferimento, levou ao local uma equipa do Corpo de Vigilantes da Natureza, que em contato com os técnicos do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza e da Universidade da Madeira “foi possível verificar que o Lobo-Marinho avistado não aparentava qualquer problema físico, observando que o animal se encontrava com um dos comportamentos típicos de repouso no mar – mantendo-se no mesmo local durante várias horas, intercalou períodos de imersão com cerca de 5 minutos com períodos de emersão com cerca de 1 minuto durante os quais se deixava ficar inativo”, refere uma nota enviada pela secretaria regional do Ambiente e Recursos Naturais.

A nota aponta ainda o facto de se tratar de “uma situação que vai sendo cada vez mais comum na ilha da Madeira mas que continua a despertar a curiosidade e a levar a que se informe o IFCN sobre estes avistamentos. Afinal o lobo-marinho é a foca mais rara do mundo e toda a informação sobre estes animais é importante para a sua salvaguarda. Os encontros com lobos-marinhos na Madeira passaram a ser algo comum e por isso é importante saber qual a postura mais adequada a ter: pelo bem-estar dos animais e pela nossa segurança deve-se manter a distância e não perturbar, e deve-se informar o IFCN para que se saiba mais e melhor sobre estes animais”

O animal encontra-se ainda no local, e a equipa de Vigilantes da Natureza mantém-se nio acompanhamenrto.