Labaredas continuam a lavrar no incêndio da Camacha; numerosas corporações de bombeiros combatem as chamas

Fotos: Luís Rocha

As chamas continuam a lavrar numa área florestal próxima do Funchal, mostrando-se difíceis de debelar, apesar de estarem a ser combatidas por numerosas corporações de bombeiros. O Funchal Notícias esteve no local e pôde constatar a preocupação dos moradores das zonas circundantes, temerosos de que o fogo alastre às suas habitações. No local fazia-se sentir há pouco, por volta da 1h30 da manhã desta sexta-feira, um ligeiro chuvisco, mas nada que ajude a fazer abrandar a potência das labaredas. Pelo contrário, a ajudar a dificuldade que os “soldados da paz” têm em lidar com a situação, faz-se sentir um vento que, apesar de fresco e não muito forte, ajuda o fogo a continuar.

Por vários momentos, o mesmo já pareceu perto de ser dominado, refere-se, mas a verdade é que o que captámos é que a zona arborizada continua a arder, e vão chegando mais e mais pessoas de carro às proximidades, na tentativa de verificar se o incêndio é verdadeiramente preocupante e pode chegar a ameaçar as suas residências.

A Polícia de Segurança Pública vedou a estrada que conduz do Funchal à Camacha e controla o trânsito na zona; há informações de que também a Polícia Judiciária está já a tentar colher indícios de eventual origem criminosa.

O dispositivo de segurança está montado, e ambulâncias e Equipa Médica de Intervenção Rápida estão prontos a ajudar os cidadãos que dos seus serviços necessitem.