Tranquada Gomes levou preocupações da Madeira e não só ao Comité das Regiões, reunido em Bruxelas

Tranquada Gomes, presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, participou na sessão plenária do Comité das Regiões, que se realizou ontem em Bruxelas.

O Comité das Regiões Europeu convidou os presidentes de associações nacionais de autoridades locais e regionais para participar num plenário com o fito dedebater os principais desafios de cidades e regiões da União Europeia, no âmbito do debate alargado sobre o futuro da Europa.

A sessão teve lugar no hemiciclo do Parlamento Europeu em Bruxelas, e nela Tranquada Gomes protagonizou uma intervenção para transmitir a posição da CALRE – Conferência das Assembleias Legislativa Regionais Europeias, transmitindo a natureza das principais preocupações dos respectivos membros, com os cortes previstos na política de coesão, que poderão vir a pôr em causa financiamento dos projetcos de cooperação das regiões.

A CALRE aponta o financiamento adequado, a subsidiariedade, a proporcionalidade, a cooperação e a solidariedade como fundamentais para o sucesso do futuro da Europa.

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira assistiu ainda, na parte da manhã de ontem, a uma mesa redonda sobre a temática “Uma Europa Inovadora”, que abordou as questões da economia circular e do desenvolvimento sustentável.