Apresentação de torneio de futebol infantil “Cristiano Ronaldo” encheu de juventude a Praça CR7

Foi muita a juventude que desfilou hoje pela Praça CR7, junto à Avenida Sá Carneiro, na concorrida cerimónia de abertura do I Torneio Internacional Cristiano Ronaldo Campus Futebol. O evento, recorde-se, destina-se a atletas com idades compreendidas entre os 7 e os 13 anos, e traz à Madeira equipas de outros países, como a África do Sul, ao mesmo tempo que apresenta vários plantéis do continente, como o Sandinense, o Oeiras, o Arouca, ou ainda de outros arquipélagos, como o Vitória do Pico (Açores). Participa ainda cerca de uma vintena de clubes da Região Autónoma da Madeira.

A preceder o evento e a encerrá-lo, estiveram apresentações realizadas por diversas jovens ginastas, que muito agradaram à ampla plateia que preenchia o recinto, e que foi aumentando cada vez mais à medida que foram subindo ao palco as diversas equipas que participam neste torneio, com organização do Clube Desportivo Nacional, em coordenação com as entidades governamentais e autárquicas locais. Após a apresentação em palco, os “teams” compostos pelos diversos atletas iam descendo em direcção à praça, em sucessão, e as crianças que os constituem sentavam-se no chão, num multicolorido convívio futebolístico.

«

Aliás, foram várias as entidades a congratularem aquele espírito de confraternização, a começar pelo presidente do CD Nacional, Rui Alves, ao qual se sucedeu a vereadora Madalena Nunes, da Câmara Municipal do Funchal, que fez questão de congratular também as ginastas pela sua exibição.

 

A ocasião foi ainda abrilhantada pela presença de várias jovens adolescentes, da “troupe” de Isabel Borges, que se apresentaram nesta cerimónia com os mesmos vestidos que exibiram ainda relativamente recentemente, aquando da Festa da Flor.

Finalmente, o vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, num breve discurso dirigido ao público e aos atletas presentes, enalteceu o trabalho social e desportivo do Clube Desportivo Nacional, não só no futebol mas também em outras modalidades amadoras, salientando o labor de “formação” que a agremiação hoje desempenha, como o tem feito ao longo da sua história.

Frisou também a qualidade do Campus desportivo do Nacional, com cerca de uma década de existência e actualmente capaz de receber, inclusive, visitantes de outros países.

Por outro lado, e referindo-se ao “Melhor Jogador do Mundo”, que empresta o nome a este torneio, realçou o modo como o mesmo subiu a pulso na vida, elevando-se pelo talento, “apesar de ter nascido num meio desfavorecido, como todos nós [sic]”. Apesar do mérito que o leva a ser hoje um dos jogadores mais bem pagos do planeta, recordou Calado, Cristiano Ronaldo não esquece as suas origens e tem levado o nome da Madeira a todo o lado, acompanhando a promoção do arquipélago, ao mesmo tempo que desempenha uma obra social, ajudando várias instituições.

O vice-presidente do Governo Regional pediu, por outro lado, aos clubes visitantes que sejam embaixadores da Madeira nos respectivos países, quando para lá voltarem, depois desta experiência. Também aproveitou para exortar todas as pessoas, especialmente os jovens, a praticar desporto e a fazer amigos através dele.

Uma surpresa exibida especialmente na ocasião foi uma mensagem vídeo, gravada por Cristiano Ronaldo, endereçando cumprimentos e felicitações aos participantes neste torneio.

Veja, pois, a nossa fotoreportagem realizada no local da apresentação, documentando diversas equipas presentes em palco e vários momentos do evento, que começa amanhã com os jogos, logo pelas nove horas da manhã, nas instalações do Nacional.