Governo lamenta morte de turista mas alerta para cuidados a ter e conhecimento sobre os percursos

levada 25 fontes
O Governo lembra a importância do conhecimento sobre os percursos escolhidos.

“O Governo Regional lamenta o acidente, infelizmente fatal, ocorrido hoje no Percurso das 25 Fontes, no Rabaçal, com um turista de origem alemã”. Foi assim que o Executivo de Miguel Albuquerque através da secretaria regional do Ambiente, reagiu à morte de um turista numa levada, incidente que tem vindo a ocorrer com alguma frequência.
Sublinhando que “a situação está a ser acompanhada no terreno pelo Corpo de Polícia Florestal, em articulação com outras entidades que estão a prestar todo o apoio à família da vítima” o Governo lembra que “pese embora os Percursos Recomendados pelo Governo Regional serem mantidos regularmente pelo IFCN, de modo a oferecer a maior segurança possível,  não podemos deixar de alertar para os cuidados que todos devem ter quando se deslocam para a serra. Cuidados ao nível do vestuário e calçado, mas também ao nível do comportamento, sendo desaconselhados todos os que podem oferecer risco, tal como sair do percurso por qualquer motivo, muitas vezes para tirar fotografias como já observado. A caminhada deve ser realizada sempre com a máxima atenção”.

Diariamente, diz a nota do Governo, “o IFCN contabiliza centenas de pessoas a percorrerem as nossas levadas e percursos recomendados. Reiteramos, por isso, a necessidade de todos tomarem as devidas precauções. Possuírem informação sobre o percurso que é pretendido realizar, nomeadamente sobre o tamanho e o grau de dificuldade do mesmo”.