Ligar crianças às instituições é o mote para as iniciativas do Dia da Criança

Dia da CriançaA Casa-Museu Frederico de Freitas, o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira e o Núcleo Brum do Canto (Porto Santo) assinalam o Dia Mundial da Criança, que se celebra nesta sexta-feira, dia 1 de junho, com diversas atividades que visam surpreender os mais novos e reforçar a ligação entre estes e as instituições.

“As Crianças da Casa da Calçada” é o tema da Visita temática orientada que é proposta pela Casa-Museu Frederico de Freitas, num percurso vocacionado para as crianças do jardim-de-infância, pré-escolar e 1º ciclo, que parte de uma história para explorar diferentes representações de crianças acerca do acervo do Museu. A visita é complementada por atividades lúdicas e de expressão plástica, proporcionando uma nova forma de divulgação e de abordagem das coleções existentes. Trata-se de uma ação que decorre, a 1 de junho, de manhã e de tarde.

Também nesta sexta-feira e atendendo à paixão de Brum do Canto pelo cinema, será exibido, pelas 19.00 horas, no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo, o filme de animação “Ferdinando, o touro”, numa sessão para a qual foram convidados todos os alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco. Trata-se de uma oportunidade para estas crianças assistirem a uma história que aborda a amizade e a importância de não julgar os outros apenas pelas aparências, reconhecendo o valor da diferença.

Já o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira assinala o Dia Mundial da Criança no sábado, dia 2 de junho, pelas 11.00 horas, através de uma Hora do Conto especial, intitulada “ Bombeiros dos pés à cabeça” de Lara Xavier e Raquel Santos, atividade que, sendo aberta às famílias, conta com a participação dos Bombeiros Sapadores do Funchal.