Alunos quarta-feira em palco na Ponta do Sol

Foto DR.

Os alunos da disciplina de Teatro do 7.º ano da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, apresentam um Exercício-Espetáculo, no próximo dia 30 de maio, quarta-feira, pelas 20h00, no auditório do Centro Cultural John dos Passos.

Este evento de Educação Artística, com direção artística e pedagógica da responsabilidade do professor Zé Abreu, está aberto a toda a comunidade e conta com entrada gratuita.

Trata-se de um momento artístico onde os encarregados de educação, familiares, amigos e toda a comunidade, poderão assistir “in loco” ao desempenho performativo dos alunos de Teatro no auditório do Centro Cultural John dos Passos.

Os trabalhos práticos que serão apresentados ao público, serão os seguintes: O mercado; Ainda não há; TV Sol; A inauguração de uma estátua e Bullying na escola.

Realça-se que todos os sketches teatrais, que subirão ao palco, foram escritos pelos alunos, no âmbito do conteúdo programático de escrita dramática criativa.

Nesta iniciativa de artes na educação, haverá ainda um momento de teatro de animação, através de um apontamento malabarismo com bandeiras, bolas, prato Chinês, lenços, devil stick, diábolo e yo-yo.

O espetáculo teatral finalizará com uma performance poética, interpretada por 54 alunos, tendo por base os seguintes textos de Fernando Pessoa: Todas as cartas de amor são ridículas; Diz tu és mais alguma coisa; Lisbon revisited; Liberdade; Agora que sinto amor e Ode triunfal.

É de referir que, a Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, atualmente, é a única escola da região autónoma da Madeira a oferecer o Teatro como Disciplina de Educação Artística aos alunos do sétimo e oitavo anos do 3.º Ciclo do Ensino Básico.

Há treze anos que os alunos desta escola apresentam semestralmente, à comunidade, o seu exercício prático de educação artística, pois todos acreditam que as artes na educação, nomeadamente, o Teatro, incluído no currículo -, têm um papel fundamental na formação integral dos alunos.

A organização agrade à Direção Regional de Cultura, ao Centro Cultural John dos Passos e à Câmara Municipal da Ponta do Sol pelo apoio disponibilizado.