JPP satisfeito com a reunião mantida com a ministra do Mar

O partido Juntos pelo Povo (JPP) refere à comunicação social que saiu “satisfeito” da reunião com a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, “por ter abordado temas de interesse para a Região, desde a operação portuária à dinâmica que a ligação por ferry trará para a Região, mas também para o todo o território nacional, e a necessidade de assegurar a cooperação entre os órgãos de Estado e de Governo próprio da RAM, reza um comunicado enviado às Redacções.

Élvio Sousa deu conta do “elevado empenho e interesse da ministra do Mar em ajudar, futuramente, em termos da ligação marítima por ferry entre a Madeira e o continente”.

Relativamente ao transporte, o secretário-geral do JPP lembra que “enquanto se aguarda pelo decreto-lei relativamente ao subsídio de mobilidade para o transporte aéreo, espera-se que também seja efectivado para o transporte marítimo”.

Neste contexto, Élvio Sousa adiantou que “o Juntos pelo Povo apresentará no próximo ano, no âmbito da campanha eleitoral, uma proposta legislativa para uma ligação por ferry regular e anual, entre a Madeira e o continente, porque é assim que a nossa economia precisa, e não o que acabamos por ter: o Governo Regional comprou um ferry e não cumpriu a promessa”.

Por outro lado, o partido refere que discutiu durante a reunião com Ana Paula Vitorino “a oportunidade da RAM se constituir como um ponto nevrálgico para  transporte de mercadorias”.  O JPP transmitiu “a necessidade da Região ter um transporte de mercadorias mais moderno e mais competitivo, para fazer face às dificuldades que o avião cargueiro acarreta, e seria satisfatório e fundamental, não obstante a isenção da TUP carga de importação, que a Região tivesse preços mais competitivos para o mercado insular”.