É preciso “desenvolver jogo”

Despoerto escolar cartoon José Alves
O cartoon de José Alves sugere que os responsáveis pela Educação, na Madeira, já “estão no terreno” para o Desporto Escolar que acontece este mês. Mas há outros problemas na Educação, também aí será preciso “desenvolver jogo”. Cartoon José Alves

A Festa do Desporto Escolar, entre 22 e 25 de maio, constitui, por norma, um momento demonstrativo de “força” do regime em matéria de atividades desportivas desenvolvidas pelas escolas, envolvendo a comunidade escolar e procurando, simultaneamente, apresentar as habilidades dos alunos, dos professores, das escolas e dos governantes, cada um no seu domínio de ação, mas todos interessados na melhor prestação possível, dentro e fora dos campos.

Para quem tutela a Educação, com o Desporto Escolar como componente importante, este surge como o menor dos problemas, é sucesso garantido e ainda dá espaço para uma “perninha”, que é como quem diz, enquanto o desporto escolar vai e vém, folgam as costas e podem sempre “fazer o gosto ao pé” antes de dar uma “maõzinha” aos reais problemas do setor.

A garantia de mobilização do desporto escolar, além de muitas palmas pelo meio, fazem “aliviar” um pouco a tensão que as outras áreas provocam e que têm dado algumas dores de cabeça a Jorge Carvalho, o secretário que tem esta pasta no Governo de Miguel Albuquerque, assessorado pelo diretor regional. Dizer que estão abertos os jogos é tão fácil como dizer que estão abertas alguma negociações, como aquelas onde se enquadram os professores, cujas reivindicações têm andado nos altos e baixos, com garantias de um lado e uns nem por isso, do outro. O problema é que os Jogos têm um dia de encerramento definido, mas as negociações não. Um “bico-de-obra” para a secretaria.

Falando desportivamente, e aproveitando este cartoon de José Alves, bastante sugestivo, fica provavelmente a melhor “recomendação” para Jorge Carvalho e Marco Gomes. O tempo é de Desporto Escolar, é preciso enaltecer o trabalho que é feito nas escolas. Mas atenção, não convém jogar a meio campo no resto dos problemas, é preciso “desenvolver jogo” e marcar golo antes de 2019.

Estão declarados abertos. Os Jogos (Escolares) e os Desafios.