Ensemble de guitarras do DSEAM em concerto interactivo no Caniçal

A Secretaria Regional da Educação, através da Direcção Regional de Educação/Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), promove amanhã, dia 21, no Centro Cívico do Caniçal, pelas 20 horas, um concerto interactivo protagonizado pelo Ensemble de Guitarras e pelas escolas da vila do Caniçal.

O Ensemble de Guitarras apresentará o concerto intitulado “Cantigas tocadas e cantadas”, onde será interpretado um repertório de canções pop-rock de diversos autores, nacionais e estrangeiros. A este grupo juntar-se-ão 30 alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré e Creche do Caniçal e da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniçal, orientados pelos professores Lino Gonçalves e Rita Malaca, respetivamente, e que irão apresentar-se em palco com quatro modalidades artísticas: instrumental orff, braguinha, voz e dança, refere um comunicado. A ocasião contará, ainda, com a presença da aluna Marta Martins, que acompanhará alguns temas acrescentando voz e poesia à interpretação.

 Este concerto terá como principal foco a troca de experiências musicais entre as escolas, indo ao encontro dos interesses dos alunos para os motivar para a música de conjunto, salienta a nota de imprensa. 

O Ensemble de Guitarras da DSEAM pretende fomentar nos mais jovens o gosto pela música de conjunto, através da interpretação de temas ligeiros, tradicionais e clássicos, numa perspectiva orquestral. Desde a sua formação, este grupo já se apresentou em público em vários espaços culturais nas ilhas da Madeira e Porto Santo e, no ano lectivo 2007/2008, fez uma digressão aos Açores, tendo actuado nas ilhas Terceira e Graciosa. Actualmente, é constituído por 13 jovens e tem como responsável artístico José António Silva.