Agravamento do estado do mar na Madeira até sexta-feira, autoridades lançam alerta

mau tempo
Madeira estará com agitação marítima até sexta-feira, podendo prolongar-se com menos intensidade até domingo.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional emitiram hoje um comunicado de alerta para as “prováveis consequências da previsão de agravamento do estado do mar na Região, durante este final de dia de terça e até a próxima sexta-feira, ainda que embora com menor intensidade, o estado do mar possa continuar adverso até domingo, 22 de abril.

Este alerta, como aquelas entidades indicam, “é dirigido a toda a comunidade marítima que se encontra no mar, nos portos e marinas, bem como toda a população que, em geral, frequente as zonas costeiras situadas a Norte e Noroeste das ilhas da Madeira e Porto Santo”.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) dão conta de ocorrência de agitação marítima forte do quadrante Noroeste, com uma altura significativa de cerca de 4 a 5 metros.

Evitar os passeios junto às zonas costeiras é uma das recomendações, sendo que, relativamente aos pescadores lúdicos, as autoridades aconselham a aproximação dessas mesmas zonas.

No comunicado hoje emitido, faz-se referência aos canais de comunicações de emergência com o MRSC Funchal, bem como a linha telefónica de emergência 291213112.