As interrogações de Lopes da Fonseca: “Onde estão os campos experimentais, qual o número de emergência? Onde está o seguro de colheitas?”

Lopes da Fonseca Assembleia
Lopes da Fonseca questiona Albuquerque sobre várias promessas que, em sua opinião, não foram cumpridas. Foto Rui Marote

Com Rui Marote

O líder do CDS/PP disse hoje, na Assembleia Legislativa Regional, que “o PSD está no Governo há 42 anos, e todos os anos repete promessas que não cumpre”, enumerando algumas delas: “Onde estão os campos experimentais, que serviriam para ceder terrenos que são propriedade da Região aos jovens? Aliás, o senhor presidente do Governo anunciou que ia transformar o do Caniçal em zona de habitação, por isso não se percebe a contradição. Mas quantos jovens já beneficiaram desses terrenos? Onde está o seguro de colheitas? Há apenas 60 produtores com seguro entre os mais de 1500 que tiveram prejuízos nas suas produções de banana. Portanto, não há asseguro de colheitas. Anunciou em 2015 um número de emergência para os agricultores, qual é esse número?”.

O deputado centrista deixou, para Miguel Albuquerque, outras questões que considera essenciais depois dos temporais: “Governo anunciou a abertura de uma linha de crédito para ajudar os agricultores. A linha já abriu? Qual o valor? Quantos agricultores solicitaram apoio? Quanto ao seguro, vem hoje o anúncio de que a GESBA irá fazer um seguro coletivo para os bananicultores. Pergunto: e quem vai pagar o seguro dos outros agricultores”.