Chuva e ventos fortes para esta quarta-feira na Madeira

Tempo
Madeira regressa à chuva e aos ventos durante esta quarta-feira.

A passagem da depressão “Gisele” vai afetar, já a partir de hoje, o Continente, os Açores e a Madeira. Com muita chuva, vento forte e agitação marítima. Os açorianos começam a sentir os efeitos já hoje, mas no Continente e na Madeira, as horas de maior intensidade estão previstas para amanhã, quarta-feira.

No site do Serviço Nacional de Proteção Civil (SNPC), são feitas referências a declarações da meteorologista Ângela Lourenço, que aponta a nova depressão como trazendo “precipitação e vento fortes e novamente um episódio de agitação marítima a partir de amanhã, dia 14, no continente e na Madeira, mas no caso dos Açores chega já hoje”.

No caso dos Açores, “está previsto agitação marítima com ondas com uma altura mais significativa de 05 a 08 metros e rajadas de vento da ordem dos 110 quilómetros por hora, em especial nos grupos central (Terceira, S. Jorge, Pico, Faial e Graciosa) e ocidental (Flores e Corvo). Nos casos da Madeira e continente será a passagem de uma superfície frontal fria que está associada à depressão “Gisele” e vai fazer-se sentir durante o dia de quarta-feira. Vamos ter precipitação que será por vezes forte, acompanhada por granizo e trovoada, em especial a partir da tarde, altura em que a superfície vai atravessar o território”.

 

Na Madeira, segundo o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), “a situação será mais pacífica, prevendo-se agitação marítima e precipitação intensa, mas não será tanto como no continente”.