Novos bombeiros madeirenses iniciam formação em Lisboa

Na passada sexta-feira, decorreu na Câmara Municipal do Funchal a assinatura formal do contrato de trabalho dos 31 novos bombeiros que a edilidade vai contratar este ano para o seu Corpo de Sapadores. A recruta começa já amanhã, dia 26, com os novos bombeiros a serem recebidos pela Escola do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, para o início da formação.

Na assinatura do contrato, estiveram presentes o edil funchalense, Paulo Cafôfo, os vereadores Madalena Nunes, que tem a tutela dos Recursos Humanos, e João Pedro Vieira, detentor do pelouro da Protecção Civil Municipal, e ainda Fernando Curto, presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e director da Escola do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, além de José Minas, comandante do Corpo de Bombeiros Sapadores do Funchal.

Paulo Cafôfo destacou, na oportunidade, “o significado deste recrutamento para os Bombeiros Sapadores do Funchal, tendo em conta que a última recruta decorreu há 17 anos, e que esta era uma carência identificada por todos. O compromisso era avançar, desde já, com a contratação de 24 bombeiros, mas acompanhamos de perto o processo de selecção e não tivemos dúvidas de que fazia todo o sentido integrar os 31 finalistas desta nossa primeira recruta. É um compromisso cumprido, superando, inclusive, uma meta que já era substancial, e trata-se de uma aposta clara nos nossos bombeiros e numa mensagem de confiança que vamos continuar a passar, sendo que este reforço em termos de idade irá permitir uma renovação do quadro da corporação, aumentando a rotatividade e, consequentemente, a eficiência do serviço”, referiu.

A primeira metade da formação decorrerá na capital, tendo os novos recrutas partido para Lisboa este fim-de-semana, dando início à sua formação amanhã. Serão seis meses de formação específica junto dos Sapadores lisboetas, incluídos no ano de duração previsto para a recruta, com os novos bombeiros a cumprirem, depois, a segunda parte do seu estágio na Região.