Adiada a primeira prova de 2018 do Campeonato da Madeira 4×4

A primeira prova do Campeonato da Madeira de Trial, agendada para o dia 18 de fevereiro,já não vai acontecer.

As razões foram explicadas hoje em comunicado pelo Clube Desportivo e Cultural do Porto Moniz.

Leia as razões na íntegra:

“A atual Direção do Clube Desportivo e Cultural do Porto Moniz tem desenvolvido desde setembro de 2017 a esta parte, em parceria com a AMTTT, restantes Clubes filiados e alguns pilotos, um trabalho sério de adaptação dos regulamentos e do calendário para esta nova época de Trial, caracterizada pela existência, pela primeira vez, de um campeonato regional único.

Como ponto prévio, importa esclarecer que ao Clube Desportivo e Cultural de Porto Moniz, bem como aos restantes sócios da AMTTT, não foi oferecido nenhum valor monetário para que os Clube “fundissem” os seus campeonatos individuais num único campeonato Regional.

Todo o trabalho de preparação desta nova época de Todo o Terreno tem vindo a ser acompanhado de perto pelo Sr. Luís Ferreira, antigo Diretor do CRTR, através da sua participação nas reuniões na AMTTT, bem como através de várias reuniões internas do Clube, tendentes à planificação desta época. Deste trabalho surgiu a definição do calendário das provas a organizar por este Clube, bem como um contributo muito positivo na definição do número de provas do Campeonato da Madeira de Trial e das suas normas regulamentares.

Durante este percurso, conforme é normal nos processos negociais, onde é necessário conjugar um conjunto de interesses, houve divergências. Divergências entre este Clube e a AMTTT, entre Clubes e entre o Clube e o Sr. Luís Ferreira. Contudo, na segunda semana de janeiro, apesar de algumas divergências, é aprovado o Regulamento para esta época. É também nesta semana que, entre o Clube e o Sr. Luís Ferreira, são definidos os traços gerais da organização da primeira prova, resultantes de duas reuniões de trabalho, que culminaram com a produção do Regulamento Particular, entretanto aprovado pela AMTTT, e a publicação no Facebook do CRTR Porto Moniz do programa da Prova, entretanto apagada.

No dia 30 de janeiro de 2018, o Clube recebe um email do Sr. Luís Ferreira a comunicar a decisão de abandonar o cargo de Diretor de Prova, apresentando como justificação a não concordância com o regulamento e o calendário de provas de Trial e colocando em causa o cumprimento regulamentar das licenças desportivas e os seguros obrigatórios por parte da AMTTT e da FPTT. No dia 31 de janeiro é publicado um post na página do CRTR – Porto Moniz do conhecimento de todos…

A Direção deste Clube lamenta a demissão do Seu Diretor de Prova, tando na forma como no seu timing. Somos do entendimento que merecemos maior consideração do que a demonstrada. Sempre estivemos disponíveis pessoalmente para ouvir e proporcionar aquilo que ao Clube era possível. No que diz respeito ao timing escolhido, o mesmo não poderia ter sido pior. Anunciar a demissão a menos de três semanas de uma importante prova, arrastando consigo toda a equipa, constitui, na nossa opinião, uma falta de respeito para com o Clube, seus Associados e principal Patrocinador. Realçamos, novamente, que os regulamentos e o calendário para esta época foram concluídos na segunda semana de janeiro, não havendo desde essa data até ao dia 31 nenhum facto novo de relevo.

Contudo, apesar de discordarmos liminarmente dos argumentos apresentados pelo Sr Luís Ferreira, o Clube tudo tentou para alterar a sua posição, conforme reunião no dia 10 de fevereiro último, com intervenção direta do Presidente, e deste modo tornar possível a realização da primeira prova. Relembrámos também que existiam várias pessoas que vinham do Continente para assistir à Prova, inclusivamente a SkinOvelha, que tinham combinado tudo com o Sr. Luís Ferreira, facto que não mereceu grande consideração da sua Parte.

Posteriormente foram desenvolvidas várias diligências no sentido de reunir um corpo técnico capaz para organizar com sucesso a primeira prova do Campeonato da Madeira de Trial, agendada para o dia 18 de fevereiro, situação que não foi possível, apesar do esforço de muitos. Agradecemos a todos os envolvidos nesta tentativa, desde a AMTTT, na pessoa do Sr. Presidente Nélio Olim, Pilotos e antigos elementos do CRTR.

Perante o exposto, somos obrigados a adiar a realização da primeira prova do Campeonato da Madeira de Trial 4 x 4 para data a anunciar brevemente. Solicitamos a compreensão de todos, mas somos da opinião que não estavam reunidas as condições para o sucesso da realização da referida prova.

Porto Moniz, 8 de fevereiro de 2018.

A Direção do Clube Desportivo e Cultural do Porto Moniz”