Governo apoia dadores de sangue

Foto DR

SESARAM e Dadores de Sangue assinaram hoje um protocolo de cooperação, na presença do Presidente do Governo Regional, com o propósito de garantir a autossuficiência da Região em sangue (componentes sanguíneos e hemoderivados) para fins terapêuticos, comprometendo-se o Serviço Regional de Saúde a apoiar técnica e cientificamente a referida associação.

A Madeira regista, em média, 3 mil dadores/ano, tendo observado um aumento no nível de colheitas na ordem dos 4%, quando comparado com ano anterior (2016).
Recorde-se que uma das primeiras iniciativas aprovadas pela Assembleia Legislativa da Madeira, no início da presente legislatura, em abril de 2015, foi um diploma do PSD, que veio consolidar os direitos e deveres do dador de sangue no Sistema Regional de Saúde e ao mesmo tempo promover as dádivas de sangue.

A Associação de Dadores de Sangue, constituída em abril de 2016, é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, regida por estatutos próprios, e tem por objetivo promover a solidariedade através da dádiva de sangue e incentivar hábitos de vida saudáveis.