Veleiro “Alexander von Humboldt II” chegou hoje ao Funchal

Encontra-se no Funchal o navio alemão “Alexander von Humboldt II”, um grande veleiro construído em Bremen no estaleiro “Brenn und Verformtechnik (BVT), e lançado à água em 2011. Operado pela fundação “Deutsche Stiftung Sail Training”, este veleiro, um navio-escola, oferece formação marítima a pessoas dos 14 aos 75 anos de idade.

Este navio com o nome do grande explorador germânico do século XIX foi desenhado para substituir o seu antecessor, o veleiro “Alexander von Humboldt’, construído na Alemanha em 1906, um navio com uma longa história, que, ao serviço da supracitada fundação, navegou 560.000 km em 20 anos, o equivalente a 14 voltas ao Equador, participando também em regatas de grandes veleiros (“tall ships”) e realizando cruzeiros. Em 2014, este primeiro “Alexander von Humboldt” foi transformado num pequeno hotel e restaurante flutuante, posicionado na promenade Schlachte, em Bremen.

Conhecido informalmente por “Alex”, o “Alexander von Humboldt II” custou 15 milhões de euros, é um barco de três mastros e desloca 992 toneladas. Tem 65 metros de comprimento e navega com um máximo de 24 velas, 1360 metros quadrados de pano. Possui um motor diesel de 749 hp.