Mural de Teresa Brazão recuperado em Santa Cruz

A Câmara Municipal de Santa Cruz vai proceder à apresentação pública da recuperação do mural do Mercado Municipal de Santa Cruz  a 27 de Novembro, pelas 18 horas.

O mural pictórico do Mercado Municipal de Santa Cruz, da autoria de Teresa Brazão, “é dos poucos que sobreviveram à voracidade dos tempos da referida pintora, que outrora povoavam espaços públicos urbanos da Madeira”, refere a autarquia. “Esta é a sua única pintura no município de Santa Cruz, tendo pintado, na mesma época, várias obras na Zona Velha do Funchal”.

O referido painel mural valoriza a arquitectura de linguagem moderna do Mercado, obra singular desta gramática, única no concelho, edificada em 1962, de autoria do arquitecto Luís da Conceição Teixeira.

A recuperação do painel insere-se na reabilitação geral do imóvel classificado que a edilidade tem vindo, paulatinamente, a proceder.

A recuperação, de autoria de Cristiana Sousa, jovem artista natural do concelho, já com provas dadas e com seguro percurso artístico, passa pela reintrepretação do painel. Uma pintura que, como corolário, ficará entre dois tempos e duas mãos, numa parceria temporal, artística, estilística e geracional, complementando-se e valorizando-se mutuamente. Trata-se da técnica do “Cadaver Exquis” em que um autor acrescenta continuidade à obra de outro autor, refere a edilidade.