Calado aponta redução do desemprego jovem, mas admite que “ainda é excessivo”

Pedro Calado A
Pedro Calado mostra-se satisfeito com a redução do emprego jovem na Região, mas reconhece que “ainda é excessivo”.

O vice presidente do Governo Regional lembrou hoje, na abertura do “Tourism Ideation Week”, evento que decorre, durante cinco dias, no “Hotel Four Views”, que “o desemprego jovem começa já a apresentar uma evolução favorável, com a taxa de desemprego dos indivíduos com menos de 25 anos a atingir 27% no 3º trimestre deste ano”. Lembra que “este valor foi o mais baixo desde 2011 e corresponde a menos de metade do valor registado no 1º trimestre de 2013” e aponta o facto deste valor ser mais favorável à Região quando comparado com Os Açores e a Área Metropolitana de Lisboa.

 

Pedro Calado diz, no entanto, que “apesar desta evolução positiva, reconhecemos o ainda excessivo desemprego jovem, pelo que esta matéria continuará a ser motivo de reflexão e fator imprescindível no processo de tomada de decisões políticas. A juventude é um ativo e um potencial importante para o desenvolvimento da nossa Região, pelo que o Governo Regional continuará a abrir oportunidades e a promover condições para a criação de emprego, num esforço de melhoria das suas condições de realização pessoal e profissional”.

O vice do Executivo de Albuquerque recorda que o Tourism Ideation Week é “um Programa desenvolvido pelo Governo Regional, através da Startup Madeira, com o apoio do Turismo de Portugal e com o acompanhamento da empresa Fábrica de Startups, procurando identificar e trabalhar os principais desafios na indústria do turismo e potenciar a inovação num sector fundamental para a nossa Região, são os principais objetivos deste programa”.

Pedro Calado enumera dados sobre a Startup Madeira, “uma estrutura do Governo com uma experiência de 20 anos através do Centro de Empresas e Inovação que foi concebida para dar enquadramento e respostas às necessidades específicas nas áreas do empreendedorismo e da inovação –, faz, assim, o acompanhamento dos jovens empreendedores e das suas ideias de negócio, incentivando à criatividade e a uma atitude empreendedora, criando oportunidades e ligações que permitirão potenciar os melhores resultados”.

Os números que apresenta referem-se ao último ano, onde foi dado apoio especializado a 470 empreendedores, avaliados mais de 100 projetos na sua componente de inovação e somaram-se cerca de dois mil participantes em atividades de estímulo ao empreendedorismo, como o programa de educação para o empreendedorismo ‘rs4e – Road Show for Entrepreneurship’, as Oficinas do Empreendedor, e o Startweb. Nesse mesmo período cerca de 50 empresas estavam incubadas no espaço do Campus da Penteada e da Ribeira Brava”.