Judo madeirense traz seis medalhas do Open de Cadetes

Beatriz Rocha (1)
Nos -57Kg, Beatriz Rocha foi a grande surpresa da prova, subiu ao 1º lugar do pódio.

O Open de Cadetes, em judo, que decorreu em Lisboa, organizado pela Associação Distrital da modalidade, foi positivo para a Madeira, com cinco medalhados da Região, que ajudam a compreender o balanço que a associação faz relativamente ao ano passado, onde não houve um madeirense a subir ao pódio.

A Associação, em comunicado, refere exatamente essa mais valia da edição deste ano: “Comparando 2016 e 2017 a AJRAM ha um balanço claramente positivo, quando em 2016 participaram 7 atletas nesta mesma prova não tendo subido nenhum atleta ao pódio, enquanto que em 2017, quase duplicámos a nossa participação com os resultados bastante visíveis, com 2 medalhas de ouro, 1 de prata e 3 de bronze”-

 

Beatriz Caires (2) e Leonor Gomes(3)
Nos -52Kg, Beatriz Caires, conquistou a medalha de prata, ficando Leonor Gomes em terceiro lugar.

Nos -57Kg, e sendo a grande surpresa da prova, Beatriz Rocha subiu ao 1º lugar do pódio, tendo dominado as suas adversárias maioritariamente por “chaves de braço”. Nos + 70Kg, a Campeã Nacional de Cadetes em título, Fátima Andrade venceu o Open de Cadetes sem dificuldades, mostrando novamente a sua superioridade nos tapetes nacionais.

Nos -52Kg, Beatriz Caires, que na semana passada havia ganho a medalha de bronze no Campeonato Nacional de Randori no Kata, alcançou a medalha de prata, tendo deixado para trás, no combate da meia-final, a sua prima Leonor Gomes e atual vice campeã nacional de juvenis, que no escalão de cadetes subiu ao pódio na 3ª posição.

Afonso Gonçalves (3)
Afonso Gonçalves, medalha de bronze.

Afonso Gonçalves, nos -73Kg, com três combates ganhos regressou a Madeira de Bronze ao peito. Este atleta havia sido campeão nacional de juvenis em 2016 e desde que mudou de escalão para cadetes em 2017, ainda não tinha subido aos pódio nacionais.

Marco Vieira (3)
Marco Vieira com o terceiro lugar.

Marco Vieira nos -81Kg, atual campeão nacional de juvenis subiu ao 3º lugar do pódio.

Nos -60Kg, Mauro Faria, após 5 combates vencidos, numa categoria de peso bastante exigente e competitiva, acabou por perder na meia final, tendo se classificado em 5º Lugar.

Raquel Andrade (1)
Fátima Andrade venceu o Open de Cadetes.

Nos -50Kg, o juvenil João Pedro Martins, atingiu 7º lugar, numa categoria de peso bastante competitiva, após dois combates ganhos e dois perdidos.

Do Judo Clube da Madeira participaram 7 atletas, Américo Gomes, João Costa, Beatriz Rocha, Beatriz Caires, Fátima Andrade, Leonor Gomes e Marco Vieira.

Do Clube Naval do Funchal participaram 2 atletas, Mauro Faria e Afonso Gonçalves.

Do Grupo Desportivo da Apel, participaram 3 atletas, Ana Nunes, Margarida Freitas e João Pedro Martins.

 

Esta prova conta para o ranking nacional que irá apurar os atletas com condições para participar no Campeonato Nacional de Cadetes em 24 de fevereiro de 2018.

Os atletas foram acompanhados pelos técnicos César Nicola do Clube Naval do Funchal e Francisco Rodrigues do Judo Clube da Madeira.

Já na região, a Associação de Judo da Região Autónoma da Madeira, realizou o IV torneio de Benjamins e o V Torneio Zéponês.

As provas decorreram no dojo da escola da Apel e contou com a participação de atletas do Clube Naval do Funchal, Judo Clube Madeira, Grupo Desportivo da Apel, Clube Judo Brava, Juventude Atlântico e do Clube Escola do Estreito, perfazendo um total de 95 atletas.