Recuperação dos incêndios à espera da República, acusa o PSD-M através de Sara Madruga

sara madruga
O PSD-M questionou o ministro do Ambiente sobre as verbas para os incêndios de 2016 na Madeira. A secretária de Estado remeteu para a celebração do acordo com o governo regional e a instrução dos processos para o IHM e para os municípios competentes.

“O programa de recuperação dos incêndios na Madeira representa uma despesa global de 6,2 milhões de euros e neste momento o que falta está apenas pendente do financiamento da república” referiu Sara Madruga, deputada do PSD-M na Assembleia da República, durante uma audição com o ministro, no âmbito do Orçamento de Estado para 2018.

A parlamentar relembrou “a resposta célere do Governo Regional aos incêndios de 2016 que já procedeu ao realojamento provisório de cerca de 122 famílias que precisam de apoios para regressar definitivamente às suas habitações”.

Sara Madruga da Costa confrontou José Matos Fernandes com as declarações no parlamento da secretária de estado da Habitação que referiu que “ da verba de 5,5 milhões de euros de saldo transitado do IHRU para o PROHABITA, 2,4 milhões de euros destinam-se aos incêndios da Madeira e os restantes 3 milhões ficarão disponíveis para o território continental”.

De acordo com a deputada social democrata não se percebe “porque motivo este governo desvia verbas previstas para os incêndios da Madeira para outras parcelas do território nacional quando todas as zonas afectadas precisam de apoios e de ser ajudadas.”

“Não queremos acreditar que este governo não esteja sensível à necessidade de apoio habitacional aos desajolados dos incêndios da Madeira de 2016 e aos emigrantes regressados da Venezuela”, disse Sara Madruga da Costa, “também não queremos acreditar que haja algum intuito partidário de prejudicar uma parcela do território em detrimento de outras” referiu.

Na resposta às questões colocadas, a secretária de estado da Habitação Ana Pinho, disse que os valores que foram referidos dizem respeito ao OE de 2017 em vigor desde janeiro, “valores esses que correspondem ao acordado com o IHRU, 2,5 milhões para 2017, a mesma verba para 2018 e 1,9 milhões de euros em 2019”, remetendo a execução para o acordo de celebração com o governo regional e a instrução dos processos para o IHM e para os municípios competentes.