Escola Jaime Moniz lança Projeto Solidário “A Voz do Aluno”

O presidente do conselho executivo da ESJM, Jorge Moreira, na apresentação do Projeto da iniciativa de Zita Carvalho e Fernanda Martins.

A Escola Secundária Jaime Moniz apresentou, esta tarde, um Projeto Solidário que dá pelo nome “A Voz do Aluno”, coordenado pelas docentes Fernanda Martins e Zita Carvalho. Uma iniciativa incentivada pelo presidente do Conselho Executivo, Jorge Moreira, em nome de uma escola que privilegia a formação integral dos alunos, em particular o exercício dos valores da solidariedade e da partilha.

Um projeto que pretende ser uma oportunidade para dar voz aos alunos, porque as suas dinamizadoras pretendem “auscultar opiniões, diagnosticar situações possíveis de alterar e melhorar situações e necessidades reais e comprovadas”. Zita Carvalho e Fernanda Martins salientaram também que estão convictas de que se “obterão muitos benefícios para toda a comunidade educativa nomeadamente ao nível da formação pessoal e da satisfação das necessidades básicas de alguns dos alunos”.

O objetivo principal do projeto é “diagnosticar e identificar quais são as verdadeiras necessidades daquela pessoa ou grupo que receberá a ação voluntária, porque se acredita que a solidariedade é o ato de bondade com todas as pessoas à nossa volta, dando prioridade às pessoas com mais dificuldades alimentares, financeiras e físicas”.

Em termos de objetivos gerais, a aposta é fortalecer uma educação para a cidadania, desenvolver uma escola altruísta e potenciadora da solidariedade e do voluntariado e promover uma sustentabilidade de ação, numa perspetiva global do bem comum”.
Em termos de objetivos específicos, a equipa pretende “identificar problemas existentes na escola, incutir regras e valores sociais / culturais (nos delegados e subdelegados do 10º ano), promover o desenvolvimento pessoal e social, desenvolver o voluntariado em contexto escolar de auscultar e analisar as opiniões e anseios dos alunos do 10º ano”.