Escolas da Região com 55 novos Delegados de Segurança

Escolas segurança A
Os Delegados de Segurança são responsáveis pela aplicação das respetivas medidas obrigatórias por lei.

As escolas da Região Autónoma da Madeira contam com 55 novos Delegados de Segurança. São docentes que têm a missão de desenvolver anualmente, em cada escola, as medidas obrigatórias por lei relativas à segurança contra incêndios, nomeadamente a sensibilização da comunidade escolar relativa ao seus planos de prevenção e emergência, assim como a execução de exercícios de evacuação e de simulacros.

Estes docentes, segundo revela nota enviada à comunicação social, “dinamizam ainda conteúdos relativos a outras situações de segurança e de risco, incluindo os riscos naturais, cumprindo assim uma medida de prevenção constante no relatório do Instituto Superior Técnico relativamente ao risco de aluvião na RAM”.

A formação, de 25 horas, foi creditada pela Direção Regional de Educação e terminou na passada sexta-feira (2 de novembro).

A mesma nota da secretaria aponta ainda que “no âmbito da iniciativa à escala nacional denominada “Terra Treme”, várias escolas da RAM treinaram a sua comunidade para os procedimentos corretos em possíveis situações de sismo. A Secretaria Regional de Educação, o Serviço Regional de Proteção Civil e a Associação Insular de Geografia realizaram também, em parceria, intervenções de sensibilização da comunidade escolar no Infantário Auxílio Maternal e no Externato de São João. Este esforço complementar ao trabalho dos Delegados de Segurança das escolas visa auxiliar a criação de uma cultura de segurança e, assim, melhorar os comportamentos de prevenção e emergência face aos vários riscos”,