Embarcação “Gabriel” encalha e tripulantes foram resgatados no Porto Moniz

dav
A embarcação de pesca “Gabriel” encalhou e ficou neste estado.

A Polícia Marítima, em coordenação com o subcentro de busca e salvamento do Funchal, procedeu ao resgate de cinco tripulantes da embarcação de pesca “Gabriel”, que deu o alerta às 4.17 horas da madrugada de hoje por ter encalhado na orla costeira da Ponta do Tirstão, Porto Moniz.

Depois de acionados os meios de socorro, os tripulantes foram localizados numa zona de difícil acesso. Face às condições meteorolígicas, foi feito o resgate do tripulante com maior necessidade médica, por via marítima, pelas 8.24 horas para o porto do Porto Moniz, onde aguardava uma ambulância dos Bombeiros locais, previamente ativada pela Proteção Civil.

Os restantes triupulantes deslocaram-se por terra até ao miradouro da Ponta do Calhau, local onde foi ativado o posto de comando operacional, tendo sido feita a triagem pré-hospitalar, pelos Bombeiros, sem necessidade de recurso a cuidados adicionais.

Segundo nota das autoridades, salvaguardada a segurança dos tripulantes, porcedeu-se à operação de caráter ambiental, uma vez que a embarcação registava elevados danos, havendo o risco de contaminação da orla costeira por hidrocarbonetos. A operação de remoção de parte dos contaminantes que estabam a bordo da embarcação, foi efetuada pela Brigada de Intervenção Rápida de Poluição (BIRPOL) em conjunto com a equipa de recuperadores da embarcação salva-vidas do ISN e das embarcações salva-vidas do SANAS.