Madeira e Cabo Verde organizam evento musical na cidade da Praia

A Direção Regional dos Assuntos Europeus e da Cooperação Externa, juntamente com a Embaixada de Portugal em Cabo Verde, está a organizar, na cidade da Praia, um evento musical que decorre entre os dias 16 e 22 de outubro, contando com a participação do músico, professor, compositor e investigador madeirense Vítor Sardinha.

Uma das prioridades do Governo Regional da Madeira é o reforço da cooperação com os seus países vizinhos, em particular com Cabo Verde.

Nesse sentido, têm sido estabelecidos vários contactos com diversas entidades e autoridades cabo-verdianas, resultando na assinatura de alguns protocolos de cooperação que têm como principal objetivo a aproximação dos dois arquipélagos.

É neste âmbito que se realiza este evento, conscientes do papel essencial que a cultura e a música tradicional desempenham como fator de aproximação entre as populações, com vista à criação de laços entre as duas populações.

O artista madeirense participa em diferentes workshops que têm lugar no Instituto Camões – Centro Cultural Português, na Academia Cesária Évora e na Casa da Música UNICV. Reúne-se ainda com diversas entidades políticas e institucionais ligadas à música e participa no workshop ACE, sendo que o ponto alto do programa é o espetáculo que irá realizar-se no dia 20 de outubro.

Refira-se que o instrumento escolhido para estar presente nesta iniciativa foi a Viola de Arame ou Viola de Cinco Ordens, sobretudo pela sua tradição e pelo passado comum na lusofonia atlântica desde o séc. XVII. Como tal, o convite recaiu no músico profissional Vítor Sardinha, que tem o Curso de Guitarra Clássica do Conservatório de Música da Madeira e Profissionalização em Serviço, na área de Educação Musical, pela Universidade da Madeira.