Ministro vem à Madeira ver obras na ETAR de Câmara de Lobos e projeto da Hidroelétrica da Calheta

Ministro ambiente
Ministro do Ambiente vem à Madeira no dia 16 de outubro.

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, vem à Região, a 16 de outubro, para ver as obras da ETAR de Câmara de Lobos, a inaugurar em dezembro, e estar presente na apresentação do projeto da Hidroelétrica da Calheta, um investimento na ordem dos 68 milhões e é cofinanciado em 45.000.000,00 € pelo Fundo de Coesão. São obras que a Região está a realizar no âmbito do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

A Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, acompanhará o governante durante toda a visita, cujo programa contempla a ida à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Câmara de Lobos, durante a manhã, e uma apresentação, no Museu da Eletricidade – Casa da Luz, do Projeto da Hidroelétrica da Calheta, na parte da tarde.

Recorde-se que a nova ETAR em Câmara Lobos será inaugurada em dezembro deste ano. Está a ser construída pelo Governo Regional, através da ARM – Águas e Resíduos da Madeira, S.A., sendo uma obra essencial para que a Região e o Estado Português possam cumprir integralmente a legislação nacional e comunitária, designadamente a Diretiva das Águas Residuais (DARU).

O investimento total na ETAR de Câmara de Lobos ronda os 8 milhões euros e é cofinanciado em 85% pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Quanto à Hidroelétrica da Calheta, é um projeto que consiste na criação de uma infraestrutura de armazenamento de energia elétrica, através da ampliação e transformação do Aproveitamento Hidroelétrico da Calheta num sistema reversível, que inclui a produção de energia elétrica e a captação, armazenamento e bombagem de água, visando reforçar a capacidade de receção da energia proveniente de fontes renováveis intermitentes no sistema elétrico isolado de pequena dimensão da Ilha da Madeira.