Ordem dos Arquitectos promove conferência “Arquitectura para o Ensino”

No próximo dia 21 do corrente mês, pelas 14 horas, a Ordem dos Arquitectos organiza a conferência internacional “Arquitectura para o Ensino”, no Teatro Municipal.
O evento, dedicado à arquitectura escolar, conta com os mais reputados arquitectos que se têm dedicado a pensar escolas e outros edifícios destinado ao ensino, refere a OA.
Discutir-se-à a qualidade dos espaços onde crianças e jovens aprendem, estudam e convivem, analisando-se projectos recentes de escolas, nacionais e internacionais.
Neste contexto, deslocar-se-ão ao Funchal tanto o arquitecto madeirense Luís Ferreira Neto como o arquitecto Pedro Machado Costa [Machado Costa / Murer [Ferreira Neto, Arquitectos Associados], que apresentarão o projecto da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço d’Arcos.
A Escola Luís de Freitas Branco, diz a Ordem dos Arquitectos, “constitui uma alteração fundamental no paradigma dos edifícios escolares em Portugal, exemplificando a forma com a arquitectura contribui para a criação de novos modelos de ensino e de cidadania”.
Reconhecendo a qualidade do projecto, em 2017 foi atribuído à Escola Luís de Freitas Branco o Prémio AICA Arquitectura, pela Associação Internacional dos Críticos de Arte.
O evento conta ainda com Eduardo Sá, Gonçalo Canto Moniz, Juan Antonio Gonzalez Perez e Robert Alewinjnse.
A conferência conta para efeitos de formação, sendo validada pela Direcção Regional da Educação.