Centenário das Aparições: Alunas da Apresentação de Maria vencem concurso nacional

O colégio da Apresentação de Maria é um dos vencedores nacionais do concurso escolar “Centenário  das Aparições de Fátima”, dinamizado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

O primeiro prémio foi atribuído no escalão do 2º Ciclo e vem distinguir o trabalho de quatro alunas daquele estabelecimento de ensino madeirense, na área da criação plástica.

Dando corpo ao principal requisito a nortear o concurso – representar a força espiritual da mensagem de Fátima com criatividade e com qualidade -, a jovem equipa da Apresentação de Maria aceitou o desafio da Santa Casa e pôs mãos à obra, ultrapassando as fronteiras da ilha num concurso que envolveu largas centenas de crianças, a frequentar catequese e a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica nas escolas católicas e da rede pública de todo o país.

O projeto enviado para Lisboa no passado mês de junho consistiu numa representação em 3D da aparição da Virgem. As autoras, então no 5º ano e com idades entre os 10 e os 11 anos, destacaram as mãos como elemento central da sua mensagem, num exercício de duplo sentido entre o concreto (árvore) e o simbólico (amor e proteção).

O conceito terá agradado o júri designado pela direção de Cultura da Santa Casa de Lisboa, que apreciou os trabalhos a concurso valorizando conta a originalidade, a criatividade, a qualidade de apresentação e a adequação ao tema proposto, de acordo com a maturidade de cada escalão etário.

Para além de um cheque-prenda, as vencedoras da Apresentação de Maria, que se identificam através da sigla FILM (iniciais dos nomes das participantes), têm direito a uma visita ao Santuário de Fátima, acompanhadas por três elementos da família, num programa que engloba transporte e almoço.

Os trinta trabalhos melhor classificados serão expostos temporariamente em lugar a designar pela direção de Cultura da SCML.

O Concurso Escolar “Centenário das Aparições de Fátima” foi promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em articulação com a Comissão Episcopal da Educação Cristã e da Doutrina da Fé.

Lançada no final do ano letivo transato, a competição atribuiu esta terça-feira prémios a três escalões (1º, 2º e 3º Ciclos), para trabalhos escritos e plásticos – desenho, pintura, banda desenhada, fotografia, escultura.

Foi objetivo da entidade organizadora destacar projetos que traduzam a força espiritual das Aparições de Fátima, em aspetos como a mensagem de Fátima, peregrinação, espiritualidade, história, impacto social ou o Santuário, numa altura em que se comemoram os cem anos deste evento mariano.