Revista “Pensardiverso” dedicada a Ana Margarida Falcão

 

No próximo dia 20 de Setembro, pelas 18 horas, o Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal acolherá o lançamento do número 5 da revista académica “Pensardiverso”, o qual será dedicado a Ana Margarida Falcão, que desenvolveu um papel relevante como investigadora e escritora.

Esta revista de estudos lusófonos da Universidade da Madeira de carácter científico realiza-se de uma forma periódica, e é dirigida por Celina Martins. É um projecto editorial recentemente integrado no CIERL-UMa onde tem como missão a divulgação da pesquisa científica de investigadores regionais e internacionais que se ocupam de temas vinculados às artes visuais, cultura, filosofia, linguística, literatura, história e psicologia, no âmbito dos espaços lusófonos, refere um comunicado.

“Este número da revista incide sobre a temática “Memórias”, num ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Serão abordadas sobre a noção de memória desde a perspectiva plural e interdisciplinar, incidindo nas temáticas:

– A memória como construção do conhecimento,

– O texto memorialístico como manifestação de resistência ao esquecimento;

– A inter-relação entre a memória e a história em busca do entendimento das contradições da sociedade,

– A travessia da memória pelas palavras nos distintos espaços lusófonos”.

O lançamento contará com a apresentação de Ana Isabel Moniz, presidente da Faculdade de Artes e Humanidades, Sílvio Fernandes, vice-reitor da UMa, e de Celina Martins, directora científica.