AIDAsol inicia temporada de inverno e pode gerar 4,3 milhões de euros para a economia da Madeira

FOTO PAULO CAMACHO.

*Paulo Camacho

O navio AIDAsol iniciou hoje a nova temporada de inverno de cruzeiros na Madeira. Ao todo, o paquete da Aida Cruises vai realizar 28 escalas semanais no Porto do Funchal.

No global das viagens que serão feitas, tem um potencial para transportar cerca de 61 mil passageiros (dispõe de uma capacidade total para 2.176 passageiros).

Feitas as contas, a acontecer navegar cheio, resultará em 4,3 milhões de euros a entrarem diretamente na economia da ilha no conjunto das viagens, apenas resultante de dinheiro deixado pelos passageiros. Um montante que não inclui as despesas da companhia com as escalas no porto madeirense.

Há ainda a ter em linha de conta quem trabalha a bordo: 611 tripulantes.

O AIDAsol vai fazer este ano 17 escalas e 11 no próximo ano, sendo a última a 20 de março de 2018, dia em que chega às 8 horas e parte à mesma hora na quarta-feira. Uma nota para referir que, embora esteja agendado aportar no dia 1 de janeiro, o navio deverá chegar à baía do Funchal no dia 31 de dezembro para proporcionar aos passageiros e tripulantes uma vista privilegiada para a fogo-de-artifício do fim-do-ano.

Nesta primeira escala, veio de Cadiz, em Espanha, e segue para Santa Cruz de Tenerife, para dar início aos circuitos de 8 dias pelos arquipélagos da Madeira e de Canárias. Depois de deixar Tenerife, o navio ruma a Las Palmas, Grã Canária, Funchal, Lanzarote, Santa Cruz de La Palma. Em La Palma segue para Tenerife onde termina o cruzeiro e começa o seguinte.

A próxima passagem pela Madeira acontece já na próxima terça-feira em virtude da viagem de hoje ser posicional. Nessas viagem o navio chegará às 8 horas e zarpará pelas 5.30 horas do dia seguinte.

O AIDAsol é o 8.º navio da frota AIDA Cruises e foi batizado em 2011.

Neste navio existem camarotes especiais do SPA, com acesso directo ao SPA Body and Soul. Além do ecrã gigante Led gigante, situado na esplanada ao ar livre, que carateriza todos os navios gémeos da frota, também oferece a oportunidade para o passageiro provar cerveja de fabricação própria, elaborada no alto mar com ingredientes naturais.

Dispõe entre outros serviços, de 7 restaurantes.

O navio desloca 71.100 toneladas de arqueação bruta e apresenta um rácio tonelagem/passageiro, de 33:1, considerado muito bom. O rácio passageiro/tripulação, de 4:1, é considerado standard.