Miguel Fonseca defendeu centro de alto rendimento desportivo no concelho de Santa Cruz

A candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Santa Cruz apresentou hoje, pela voz do candidato independente Miguel Fonseca, a proposta da criação de um centro de alto rendimento desportivo no concelho, nomeadamente no Garajau. A ideia é que o centro se dedique ao trail, modalidade em ascensão na Madeira, e à natação em águas livres. Miguel Fonseca disse que, por um lado, a criação do centro que propõe “pode justificar um outro projecto de velhos caminhos e trilhos do território do concelho, como já falou a candidatura do PSD, mas também de toda a RAM, e por outro, homenagear o grande desportista de águas livres de renome internacional que foi José da Silva Saca”.

Para Miguel Fonseca, um centro de alto rendimento seria importante para o desenvolvimento desportivo e teria um invulgar impacto social gerador de entusiasmo pelo desporto entre os jovens, particularmente em cenários de natureza. Ajudaria, por outro lado, a combater a periferia, criando novos pólos de centralidade.

O BE defende um acordo de cooperação entre a Câmara Municipal de Santa Cruz e o Instituto da Juventude e Desporto, I.P., Federação Portuguesa de Natação, Federação Portuguesa de Atletismo e associações regionais e locais das modalidades, definindo o papel de cada  instituição para a Comissão de Gestão Local do novo Centro de Alto Rendimento de Traul e de Natação em Águas Livres

“A UMa deve ser associada a este projecto, tendo em conta investigação associada ao desporto”, preconiza Miguel Fonseca, considerando que o projecto poderia ser co-financiado por fundos europeus, permitindo a realização de eventos nacionais e internacionais, formação inicial e avançada de praticantes, formação de técnicos e realização de estágios.