CDS/PP propõe criação de canil/gatil na Ponta de Sol para combater crescente abandono de animais

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A escalada de abandono de animais na Ponta do Sol, sobretudo nas zonas altas, está a preocupar o CDS/PP.

A candidatura do CDS/PP à Câmara da Ponta do Sol, liderada por Sara Madalena, defende a criação de um canil/gatil, “construído de raiz, com as condições de higiene, conforto e segurança que os animais merecem enquanto não encontram uma família que os acolha convenientemente”.

Esta posição é assumida em consequência daquela que tem vindo a ser uma preocupação do partido naquele concelho, relativamente ao crescente aumento de abandono de animais, com particular incidência nas zonas altas. Sara Madalena afirma ter conhecimento de “umas boxes para cães, no estaleiro da Câmara, mas sabe também que as mesmas não apresentam as condições de dignidade que os animais merecem”.

A candidata lembra a recente legislação aprovada em que os animais deixaram de ser considerados coisas e passaram a ser seres vivos dotados de sensibilidade.

Para minimizar o problema, o CDS/PP aponta ainda outras medidas que visam ir ao encontro das necessidades a esse nível, nomeadamente “a esterilização gratuita, a primeira vacinação completa, a oferta da vacinação anti-rábica anual e a instalação de um microship nos animais adotados, além de uma fiscalização periódica ao estado desses mesmos animais”.