CDU questiona condições da praia do calhau de São Jorge

Os elementos da CDU de Santana deslocaram-se ao complexo balnear do Calhau de São Jorge, com o objectivo de colocar algumas questões que consideram importantes em plena época balnear.

Esta zona balnear situada entre Santana e São Jorge serve veraneantes de ambas as freguesias, quer se desloquem a pé ou automóvel. É constituída por um complexo de piscinas e bar restaurante recentes, uma foz de ribeira que termina em lagoa e frente mar de calhau. O complexo está integrado na Reserva Natural da Biosfera, mas estranhamente, diz a CDU, não obteve uma bandeira azul nem foi feita, que se saiba, qualquer promoção nesse sentido. Esta questão suscita desconfiança, dizem os comunistas. Esta praia é, desde longa data, sítio de veraneio da juventude das duas freguesias, à qual recentemente foi anexado um complexo de piscinas para o qual, por razões de manutenção, os responsáveis cobram uma taxa simbólica de utilização. Nem todos usam as piscinas, podendo usar o mar e a lagoa.

A CDU Santana coloca, pois, algumas questões:

“Porque razão a praia do Calhau de São Jorge não tem hasteada a bandeira azul?

Qual a origem da cor esverdeada e baça da água da lagoa da praia?

Têm sido feitas análises periódicas às aguas fluviais e marinhas da reserva? Se sim, quais são os resultados?

Porque nos parece estranho, e porque podemos estar perante um problema de saúde pública, exigimos uma resposta célere das entidades competentes! Já estamos em pleno Verão e a população precisa saber se é seguro frequentar esta Praia”.