Nelson Freitas promete “um grande show” no NOS Summer Opening na Madeira

Com uma carreira a solo de sucesso desde 2007, o holandês com raízes cabo-verdianas, Nelson Freitas, actuará no segundo e último dia do festival NOS Summer Opening, no dia 22 de Julho. Para este concerto, a sua estreia na Madeira, o artista promete “um grande show”. “Estamos super ansiosos e preparados para este show”, garante, refere um comunicado enviado à comunicação social.

Com uma vasta lista de sucessos – ‘Miúda linda’ atingiu os 36 milhões de visualizações no Youtube, por exemplo -, Nelson Freitas garante que nunca pensou chegar tão longe. “Simplesmente gosto do que eu faço e o público sente isso. Se fazes uma coisa com amor, acho que depois o retorno pode ser isso ou mais. Eu nunca esperava isto. A ‘Miúda Linda’ foi a primeira música que cantei em português, porque normalmente eu canto em crioulo, ou em inglês, e foi a primeira aposta completamente em português e o resultado foi muito bom, não estava à espera”, frisa.

Outra música de sucesso é ‘Break of Dawn’, que canta com Richie Campbell. “Foi uma experiência boa. Aqui em Portugal já conhecia o Richie, as músicas dele. Fomos almoçar, conversámos sobre música e eu perguntei-lhe por que não fazermos uma coisa juntos. Ele ficou interessado. Após um ano eu tinha essa música já preparada, chamei o Richie Campbell e ele acrescentou a parte dele. O resultado ficou mesmo excelente”, recorda.

O cantor e produtor explica ainda que passa metade da sua vida na Holanda, outra metade em Portugal e que viaja muito por Cabo Verde, Moçambique, Angola, por isso na sua música reflecte influências de vários países. “Cada país tem a sua tendência de música e como consumo todos esses estilos, quando vou compor músicas é isso que está na minha cabeça. Sou influenciado por tudo”, refere.

No concerto do próximo sábado, no Funchal, vai cantar os seus maiores êxitos. “Tenho de cantar sempre as músicas antigas que tiveram sucesso, as novas, tudo. Espero que seja um show em grande. Só na publicidade que o NOS Summer Opening está a fazer, notei que será um grande show”, sustenta.

Com uma agenda lotada, Nelson Freitas garante que, mesmo assim, vai tentar conhecer a ilha da Madeira. Depois segue para Miami, Boston, Suíça, Holanda, Cabo Verde, entre outros países. “A nossa agenda está sempre cheia. Temos concertos antes ou depois, a nossa agenda está sempre completa, mas se der para aproveitar, vamos aproveitar”, sublinha.

Mundo Segundo e Sam the Kid antecedem Nelson Freitas

Mundo Segundo e Sam The Kid conheceram-se em meados da década de 90 num concerto dos Mind The Gap. Mundo levou Sam The Kid para a primeira actuação no Porto. De algumas sessões de improvisos nasceu a ideia de uma parceria concretizada na viragem de 1999 para 2000, mas acabou por não ter vida longa. Cada um acabou por seguir o seu caminho, Mundo Segundo com Dealema e Sam The Kid em nome próprio. Há cerca de cinco anos, Sam fez-lhe um convite para uma batalha de instrumentais ao vivo, como os dois são produtores. Estava dado o primeiro passo, renasceu a vontade de um disco em conjunto e começaram a surgir as músicas e o sucesso.

Mundo Segundo e Sam The Kid actuarão antes de Nelson Freitas, na noite do próximo sábado, no NOS Summer Opening, no Parque de Santa Catarina, no Funchal.