Seminário sobre alimentação saudável na prevenção do cancro

Gabriel Mateus, fundador e presidente da Associação Projecto Safira, um associação sem fins lucrativos fundada em 2013, que presta apoio a doentes oncológicos e promove acções de esclarecimento sobre a prevenção do cancro e promoção da saúde, vai trazer pela primeira vez ao Funchal, nos próximos dias 15 e 16 de Julho, uma versão resumida e concentrada do seminário  “Fazer da Cozinha uma Farmácia: o papel da alimentação na saúde e na prevenção do cancro”.
A Associação Projecto Safira surgiu como consequência de uma história pessoal de luta contra o cancro e contra as inúmeras adversidades encontradas para exercer o direito de participar na escolha do tratamento a seguir. Gabriel é pai de Safira, uma menina a quem foi diagnosticado, em 2010, um tumor raro no rim (tumor de Wilms), que correu o mundo em busca de alternativas procurando a cura e não apenas a sobrevivência da filha. Hoje, 7 anos depois, Safira é uma criança saudável e feliz.
Desde então, o Projecto Safira procura contribuir para uma sociedade mais informada acerca do cancro promovendo uma cultura de saúde assente no paradigma de prevenção, informando, formando e transformando as pessoas e a sociedade relativamente aos desafios da doença oncológica.
Vivemos um tempo de excessos alimentares em que as doenças não transmissíveis
são a principal causa de morte em todo o mundo. Uma grande parte dessas doenças poderia ser evitada se alterássemos os nossos hábitos de estilo de vida, nomeadamente fazendo uma alimentação de base vegetal, defende este projecto.
No seminário “Fazer da Cozinha uma Farmácia”, ´é isso que está em análise: os benefícios preventivos de uma alimentação saudável.

Mais informações sobre esta iniciativa podem ser obtidos junto da OrgânicA (Associação de Promoção de Agricultura Biológica) com Sofia Aguiar | Tmv: 918 481 399 ou Cláudia Vasconcelos | Tmv.: 964 457 556.