Estepilha: placa parola

Rui Marote
Ficámos estupefactos ao proceder hoje, penosamente, à leitura desta placa colocada na ‘Esquina do Mundo’, na reabertura do Golden Gate. Só hoje nos chamou a atenção este autêntico testamento colocado na parede e gravado em metal brilhante, contrastando com a efígie mais escura do escritor Ferreira de Castro, depois de termos visto a placa tapadinha com a bandeira da Região, antes da inauguração. Não resistimos e fotografámos, dando a conhecer aos leitores esta autêntica pérola gravada na chapa de latão. Quem não ficou muito satisfeito foi Ferreira de Castro que tem agora mais quatro cidadãos associados à sempre gloriosa ‘Esquina do Mundo’. Estepilha…
Divulgamos, pois, o texto (ver foto) da placa, deixando aos leitores os comentários. Cada um é dono da sua liberdade e neste caso o proprietário coloca a placa com o texto que entender e ninguém tem nada a ver com isso. Mas sujeita-se às críticas e mesmo ao escárnio…
Numa das minhas crónicas a respeito da reabertura deste Grand Café utilizei a expressão “uma mão lava a outra”, e não há dúvida de que isso está bem patente no texto da placa.
Miguel Albuquerque foi o “festeiro” para descerrar a reabertura do Golden, no que apelidaram de inauguração. Recordamos que o Golden já existe há dezenas de anos.
Quando Albuquerque chegou ao Governo, o Golden estava encerrado. O Millennium BCP tinha a criança nos braços, não atava nem desatava. Havia um impasse, e foi o presidente do Governo que desbloqueou a situação e lá o Golden foi posto a concurso.
O mesmo se passou com Lido, com a presença de António Costa, não esqueçamos. Mas desta vez foi ridículo. Recuperou-se a calçada, autorizou-se esplanada, e a recompensa foi obsequiada na placa… O empresário sabe jogar xadrez. Chama-se semear para mais tarde colher.