CD “Music and Dance from Madeira” apresentado amanhã

Com Rui Camacho, dos Xarabanda

É amanhã, pelas 11 horas, no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, que será apresentado o CD “Music and Dance from Madeira” (UNESCO Collection from Smithsonian Folkways).

Iniciativa integrada na Aldeia do Atlântico, evento do Raízes do Atlântico, a apresentação estará a cargo de Salwa El-Shawan Castelo-Branco, Professora Catedrática da Universidade Nova de Lisboa/ FCSH, e de Rui Camacho, da Associação Musical e Cultural Xarabanda.

A apresentação deste CD é uma das iniciativas da “Aldeia do Atlântico” evento paralelo à edição e 2017 do Festival Raízes do Atlântico que aposta sobretudo nas atividades da pedagogia da Música e da Palavra.

Este trabalho discográfico foi apoiado pela então DRAC que patrocinou a realização de trabalho de campo e pesquisa na Madeira com gravações feitas no final da década de noventa de forma a registar e manter este importante legado cultural musical.

A produção foi feita pela Universidade Nova de Lisboa, através do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), uma unidade de investigação interdisciplinar, com sede na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL).

O CD tem como objetivo documentar as práticas musicais populares na Ilha da Madeira para uma edição UNESCO e resulta de uma parceria da associação Xarabanda com INET-md, superiormente orientado por Salwa Castelo-Branco.

Depois desta cerimónia de apresentação, Salwa Castelo-Branco profere, igualmente no Conservatório, a conferência subordinada ao tema: “Representar o Passado: Políticas e Estéticas do Património Musical”.

Nesta preleção será abordado o património enquanto fenómeno global. Seguindo uma breve definição, alguns processos envolvidos na produção do património serão considerados.

A noção de pós-património será proposta e os processos envolvidos serão tidos em consideração e a discussão será ilustrada com diversos exemplos.

Salwa El-Shawan Castelo-Branco é Professora Catedrática de Etnomusicologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Presidente do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, sediado na mesma instituição e do Conselho Internacional de Música Tradicional.

Doutorada em Etnomusicologia pela Columbia University (Nova Iorque), leccionou igualmente em várias universidades norte-americanas: New York University (1979 – 1982), e, na qualidade de professora visitante, na Columbia University, Princeton University e Chicago University.

Tem levado a cabo investigação de terreno em Portugal, no Egipto e no Oman sobre: política cultural, nacionalismo musical, identidade, música e média, modernidade e música e conflito.

Tem inúmeras obras e artigos publicados, sendo que já recebeu o Glarean Award para investigação em música da Sociedade Suíça de Musicologia (2013), as Medalhas de Mérito Cultural de ouro e de prata das Câmaras Municipais de Lisboa e Cascais, respectivamente (2012 & 2007), e o Prémio Pró-Autor da Sociedade Portuguesa de Autores (2010); Glarean Award of the Swiss Musicological Soceity (2013).