Machico acolhe comemorações do Dia do Bombeiro

bombeiros Machico A
O Dia do Bombeiro centraliza as comemorações, este ano, em Machico.

Durante três dias, 9, 10 e 11 de junho, a cidade de Machico acolhe as comemorações do Dia do Bombeiro, um evento que representa as dez corporações de bombeiros da Região.

Foi preparado um programa para os cerca de cem bombeiros e entidades convidadas que serão recebidos na Praça, onde estarão também os dez estandartes das corporações. ndo um comunicado da organização, “nesta iniciativa, pretende-se reconhecer e louvar o trabalho dos Bombeiros e, naturalmente, das suas corporações, em defesa das populações e de todo o empenho e profissionalismo demonstrados nas ocorrências a que têm sido chamados”.

Amanhã, dia 9, as cerimónias iniciam-se com a partida da chama do Quartel dos Bombeiros Voluntários do Porto Santo em direção à Ilha da Madeira, pelas 22 horas, com chegada ao Funchal prevista para a meia noite. No sábado, 10 de junho, inicia-se o périplo da chama pela Madeira, onde vai passar por todos os quarteis que são sede das Corporações, sendo recebida com uma Guarda de Honra composta pelos bombeiros de serviço.

A partida da Chama está prevista para as 9h30 do quartel dos Bombeiros Municipais de Santa Cruz em direção ao quartel dos Bombeiros Voluntários Madeirenses, passando pelos Bombeiros Municipais do Funchal, Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, Bombeiros Voluntários da Calheta, Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava, Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz, onde será oferecido almoço pela corporação local a todos aqueles que acompanham a chama.

No dia 11 serão hasteadas as Bandeiras no Quartel dos Bombeiros Municipais de Machico, seguido das cerimónias solenes com Formatura, alocução das entidades e desfile apeado e motorizado pelas 12 horas no Largo da Praça, acompanhados pela Banda Municipal de Machico.