Susana Prada vai a Machico visitar mais uma ilha ecológica

A Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, visitam amanhã, dia 30 de Maio, pelas 17h30, a nova Ilha Ecológica no município de Machico, uma infraestrutura para a deposição de resíduos (indiferenciados e seletivos: embalagens plásticas/metálicas; vidro e papel/cartão), com demonstração de recolha pela equipa do Departamento de Recolha de Resíduos da ARM.

Recorde-se que a Águas e Resíduos da Madeira (ARM) concluiu recentemente a construção de mais uma nova Ilha Ecológica, a segunda no município de Machico, localizada na Rua do Ribeirinho.

Trata-se de uma nova solução subterrânea para a deposição de resíduos em centros urbanos. Este equipamento foi instalado numa zona habitacional, nas proximidades do local onde se encontrava o ecoponto de superfície anterior. Por esta razão, não constitui uma alteração significativa do percurso que as pessoas faziam para depositar os seus resíduos.

Esta ilha ecológica é constituída por duas divisões subterrâneas, cada uma composta por 3 contentores de 1 100 litros, perfazendo 6 contentores. À superfície foram instalados 6 marcos de deposição (correspondentes aos referidos 6 contentores) – 3 para resíduos indiferenciados e 3 destinados aos resíduos seletivos (plástico/metal, papel/cartão e vidro).

Relativamente aos contentores tradicionais, as ilhas ecológicas constituem uma solução que contribui para a requalificação do espaço envolvente, uma vez que têm menor impacto visual, uma menor ocupação da via pública, apresentam uma redução na emissão de odores e permitem uma maior acessibilidade aos utilizadores com capacidades motoras reduzidas.

No total, foram já implementadas 7 ilhas ecológicas nos municípios aderentes à ARM.