Carlos Pereira insiste que Estado deu 80 milhões para ajudar a Madeira nos incêndios e critica o Governo Regional

 

Carlos Pereira afirma querer conhecer o destino das verbas recebidas para a reconstrução para os incêndios. O líder do PS-M e deputado à Assembleia da República veio hoje acusar o Governo Regional da Madeira de mentir sobre esta matéria, afirmando que até agora os únicos meios utilizados para a recuperação dos incêndios foram disponibilizados pelo governo da República, do Partido Socialista, com a intervenção directa do PS-Madeira, nomeadamente através de 80 milhões de euros. Algo que, por sua vez, já foi contrariando como inverdadeiro pela Secretaria Regional das Finanças.

O PS garante que quer esclarecer, de uma vez por todas, os apoios e as candidaturas que já foram aprovadas para a reconstrução das zonas afectadas pelos incêndios. Carlos Pereira exige explicações. “Foram abertos, a 3 de Setembro de 2016, dois concursos que já foram aprovados para a questão das limpezas das escarpas, como também para a aquisição de equipamento, no montante de quase 9 milhões de euros, estando aberto, até Setembro de 2017, a segunda fase do concurso com uma dotação de 24,5 milhões de euros”, declarou.

Do acordo preconizado entre o Governo da República e o Governo Regional em que o executivo de Albuquerque declarou 15, 5 milhões de euros de prejuízos nas habitações, o governo central comprometeu-se a pagar 12,6 milhões de euros, ou seja, quase a totalidade desses prejuízos, sendo que 6,6 milhões já estão assegurados no Orçamento de 2017. Todavia, “o Instituto de Habitação recenseou para apoio 116 edifícios e, neste momento, só enviou 27 candidaturas”, salientou. Nesse sentido, o líder do PS-M quis saber a razão pela qual o executivo de Albuquerque está tão atrasado relativamente à resolução dos 116 edifícios que foram atingidos pelos incêndios.

Carlos Pereira disse, ainda, que existem duas linhas de crédito no valor de 22 milhões de euros, verbas de apoio ao turismo e aos restantes sectores da actividade económica. No entanto não houve, até à data, qualquer candidatura. Ora, o presidente dos socialistas madeirenses criticou o facto de o governo regional não divulgar estas linhas de crédito.

“Não articulou com as associações empresariais, não colocou nas suas newsletters, bem como nos seus sites” a informação sobre estas linhas de crédito, “o que releva que o governo regional quer este processo corra mal, para poder vir dizer para o exterior que a culpa é do PS-Madeira”.

No seu entender, “é estranho o governo regional continuar a dizer ou a insinuar aos madeirenses, numa atitude absolutamente mentirosa, que não há apoio do Governo da República, tendo em conta que o Partido Socialista garantiu 80% das ajudas financeiras destinadas à reconstrução dos incêndios”, insistiu.