Pontes de esparguete no MadeiraShopping até 29 de maio

“UMa Ponte de Esparguete” é um concurso realizado em parceria com a Universidade da Madeira (UMa) e com a Ordem dos Engenheiros –Região da Madeira que vai já na sua 3.ª edição.

Este ano, é possível visitar a Exposição alusiva ao concurso no Espaço AponteARTE do MadeiraShopping.

Durante a exposição e até dia 29 de maio, os visitantes terão a oportunidade de votar na sua ponte preferida através do Facebook – em https://www.facebook.com/decguma/ – sendo a ponte com maior número de likes a premiada.

A exposição pode ser visitada até dia 29 de maio no Espaço AponteARTE, todos os dias entre as 9h00 e as 23h00, à exceção de sexta-feira e sábado entre as 9h00 e as 24h00, no piso 1 do MadeiraShopping.

“UMa Ponte de Esparguete” apresenta também um cariz social, uma vez que, ao participarem, os inscritos estão a contribuir para a distribuição de cerca de 300 kg de ajuda alimentar por cinco Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS): Centro da Mãe, Centro Luís de Camões, Centro Paroquial e Social de Santa Cecília, Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz e Associação Protetora dos Pobres.

Decorreu no MadeiraShopping a Cerimónia de Entrega de Alimentos, onde estiveram presentes, para além dos representantes das instituições apoiadas, as instituições organizadoras – Universidade da Madeira e Ordem dos Engenheiros Região da Madeira -, os patrocinadores Insular, Socicorreia e MadeiraShopping e a Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal.

Este concurso consiste na construção de pontes de esparguete, aplicando as competências adquiridas nas áreas da física e das artes visuais, ao mesmo tempo que promove o trabalho de equipa, liderança e coordenação.

Desenvolvido para incentivar o interesse dos alunos do 3º Ciclo, Ensino Secundário e Ensino Superior por esta área de Engenharia, “UMa Ponte de Esparguete” estimula também a criatividade de todos os envolvidos ao procurarem soluções engenhocas.

As pontes são avaliadas mediante a sua resistência e o design, uma vez que o principal objetivo é construir uma ponte que aguente com a maior carga possível e que cumpra as regras do concurso, sendo arquitetonicamente agradável.