O Clube Aventura da Madeira sagrou-se o o clube Campeão Nacional 2017 de equipas Seniores nas disciplinas Sprint e Distância Longa, nos Campeonatos Nacionais de Orientação, e os atletas Nelson Baroca e Xavier Vieira conquistaram lugar nos pódios dos escalões máximos da Orientação Nacional a nível individual.
O Campeonato Nacional de Distância Longa e Sprint decorreu no passado fim-de-semana no distrito de Santarém, com provas igualmente pontuáveis para a Taça de Portugal da modalidade, que tiveram lugar em Constância e Abrantes.
A Madeira contou com a participação de uma comitiva de oito orientistas, do Clube Aventura da Madeira e do Grupo Desportivo do Estreito. No primeiro dia de competição, sábado pela manhã, ocorreu a primeira manga da distância Sprint e na parte da tarde a segunda manga, que exploraram toda a malha urbana da vila de Constância, refere um comunicado. Nesta competição Nelson Baroca (Clube Aventura da Madeira) ficou no terceiro lugar do escalão Homens Elite, na soma das duas mangas, subindo ao pódio do Campeonato Nacional de Sprint Sénior Masculino. Já na competição de equipas, destaque para o título nacional de equipas para o Clube Aventura da Madeira (Nelson Baroca, Xavier Vieira e João Gomes), o primeiro título do género alcançado por madeirenses a nível nacional.
Nas restantes participações a nível individual, Xavier Vieira (CAMadeira) foi 7.º e João Gomes (CAMadeira) foi 8.º no escalão Elite. No escalão H45, António Olival (CAMadeira) foi 8.º, Diogo Melim 13.º no H20 e Filipe Jesus foi 10.º no H16, fechando a representação do Clube Aventura da Madeira no Campeonato Nacional Sprint. Sónia Silva do GD Estreito participou no escalão D21 A, tendo obtido no conjunto das duas mangas a 2.ª posição, e Sidónio Jesus (CAMadeira) foi 18.º no H21A, ambos em competição somente pontuável para a Taça de Portugal.
No domingo, decorreu o Campeonato Nacional de Distância Longa em São Facundo, Município de Abrantes, em área florestal de montando e eucaliptal, com o terreno a apresentar muita vegetação rasteira.
Novo título nacional foi conquistado pela equipa do Clube Aventura da Madeira, com Xavier Vieira a surpreender alcançando a 3.ª posição, superando diversos atletas à partida favoritos a um lugar no pódio, Nelson Baroca foi 5.º e João Gomes 13.º completando a equipa que arrecadou neste fim-de-semana dois títulos nacionais de equipas Seniores. O percurso deste campeonato nacional de distância longa no escalão Sénior Masculino tinha 13,3km e 485 metros de desnível positivo.
As restantes participações confirmaram uma boa estreia de Filipe Jesus no escalão H16, António Olival foi 5.º no escalão H45, e Diogo Belo foi desclassificado por falta de um ponto de controlo.
Nas provas somente pontuáveis para a Taça de Portugal, Sidónio Jesus (CAMadeira) a participar no H21A conseguiu a 16.ª posição no escalão e no caso de Sónia Silva do GD Estreito, apesar do segundo dia correr menos bem, o somatório de todos os resultados permitiu subir ao pódio do evento no terceiro lugar do escalão D21A.
A participação nestes campeonatos nacionais de Sprint e Distância Longa fica registada como a melhor participação de sempre da Orientação da Madeira a nível nacional, com o Clube Aventura da Madeira a somar dois títulos nacionais no escalão máximo da Orientação nacional, Seniores Masculinos, e com os orientistas Nelson Baroca e Xavier Vieira, ambos a alcançar um pódio, na terceira posição.