Jorge Carvalho enalteceu Encontro Regional dos Clubes Europeus e necessidade de preservar valores do Velho Continente

Realizou-se ontem no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA), o I Encontro Regional dos Clubes Europeus. O secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, esteve presente na sessão de abertura, ao princípio da tarde, e deu conta da “enorme satisfação com que damos continuidade à nossa semana da juventude”, acima de tudo com este encontro de clubes europeus da Região. Para o governante, o espaço de reflexão conjunta sobre o projecto europeu que se procurou criar com a instalação dos clubes europeus nas escolas foi profícuo, na medida em que incentivou “uma dinâmica cada vez mais assinalável com o exterior”.

Conforme referiu, o encontro de clubes é positivo porque cada um deles tem os seus contactos, os seus projectos, as suas dinâmicas de interacção com a realidade europeia, e no encontro podem dar conta de experiências, do trabalho feito e trocar referências.

Presente na ocasião esteve também Bruno António, na qualidade de “um dos experts do país em matérias nas áreas da juventude”, sendo formador da agência nacional Erasmus+ e com uma vasta experiência na matéria, dando conta da sua capacidade de intervenção nesta área.

A Semana Europeia da Juventude na qual este encontro se insere, e que está a ser assinalada em múltiplos países da Europa tem também como objectivo alertar para a importância do espaço europeu e da preservação dos valores que a Europa promove, realçou o secretário regional da Educação, que insistiu nos valores da solidariedade, da cidadania e da paz.