Ultra SkyMarathon Madeira com atletas de topo já confirmados


A quarta edição da já consagrada competição  Ultra SkyMarathon® Madeira principiará dentro de um mês no concelho de Santana. No corrente ano, refere a organização, conta com duas provas no topo do skyrunning mundial com a continuação da prova da categoria ultra (USM 55 Km) no Skyrunner® World Series e com a inclusão do Santana Vertical Kilometer (SVK) no circuito mundial da modalidade. É esta, aliás, a grande novidade da edição de 2017. Para além destas duas provas, que decorrerão no fim-de-semana de 2 a 4 de Junho em Santana, o evento conta ainda com a realização da Santana Sky Race (SSR) que percorrerá um terreno principalmente de montanha com uma extensão de 21 km e 1350 metros de
desnível positivo acumulado, e finalmente a Quinta do Furão Mini Sky Race (MSR) com
13 km de extensão e 400 metros de desnível positivo acumulado, sendo portanto mais
acessível a um maior numero de participantes.
As inscrições, refere a organização, encerram já no domingo mas decorrem a bom ritmo com participações de atletas vindos de cerca de 30 países.

Entre os atletas de elite, destaque para a segunda participação da atleta neozelandesa Anna Frost, com grande exposição internacional dentro das modalidades de trail running e skyrunning. Desde o ano de 2012, Anna Frost tem consolidado um lugar na elite mundial da modalidade com vários recordes e resultados relevantes, de entre os quais se destacam os de primeira classificada feminina na Transvulcania (2012 e 2014), na Speedgoat 50K (2012 e 2014), no Trail do Colorado (2013), na Bear 100 (2014) e no Hardock 100 (2015), e terceiro lugar na USM em 2016. Ainda na categoria de senhoras na distância ultra, estão também confirmadas as participações da americana Hillary Allen que regressa à Madeira depois de um excelente segundo lugar na edição de 2016, da italiana Martina Valmassoi, e a estreante atleta russa Ekaterina Mityaeva, entre outras.

Na prova masculina, a participação de Jonathan Albon é aguardada com grande expectativa,
uma vez que este atleta inglês é o actual campeão do mundo da categoria ‘Extreme Series’.
Estão também confirmadas as participações do atleta grego Dimitris Theodorakakos, do
espanhol Roger Viñas, do italiano Franco Colle e do português Nuno Silva que certamente andarão nos lugares da frente.