Aniversário da “conversão” de Mary Jane Wilson assinalou-se hoje

Assinalou-se neste dia 30 de abril o 144.º aniversário da “conversão” de Mary Jane Wilson após uma intensa procura pela “verdade” e grande disponibilidade para “receber o dom da fé”. Mary Wilson, a venerável religiosa, de origem inglesa e anglicana, veio para Madeira nos finais do século XIX e aqui fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias em 1884, tornando-se familiar e a “boa mãe” para toda a população. Aqui realizou uma grande obra de “bem fazer” e enfrentou inúmeros desafios, vindo a falecer no Convento de São Bernardino (Câmara de Lobos) em 1916.
Na Madeira, incentivada pelo bispo de D. Manuel Agostinho Barreto, empreendeu nova dinâmica às escolas de São Francisco de Sales, fundou dispensários e farmácias, restaurou a Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz, reforçou, com as suas irmãs religiosas, os serviços de saúde no Lazareto por ocasião da peste, a varíola, e por toda a parte promoveu centros de catequese, baseada na fé e profunda religiosidade marcadas indelevelmente pela data da sua “conversão”, a 30 de abril de 1873.
Nesse dia, Mary Wilson, agarrada a uma pequena imagem de Nossa Senhora das Vitórias, pediu a Deus que a esclarecesse se deveria ou não professar a sua fé na Igreja católica: “Não dos deixo esta noite sem que me esclareçais”, afirmou nessa ocasião. Com olhar profundo rezou Mãe de Jesus, Maria: “Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e minha Mãe. Vós, que vencendo todas as dificuldades, tanto sofrestes por amor do vosso divino Filho, Jesus Cristo, alcançai-me a graça de eu ser esclarecida se é verdade que Jesus Cristo está vivo no Santíssimo Sacramento, para que eu possa pertencer à Igreja Católica”.
E da “noite escura” nasceu a nova luz da “fé esclarecida”, enraizada no Evangelho, com reflexos junto de os crentes e demais pessoas que há mais de um século beneficiam da obra singular de Madre Mary Wilson ou Irmã de São Francisco. O processo para a sua beatificação e canonização encontra-se em Roma desde 1991.
Já foi declarada “Venerável” e a sua fama de santidade é por demais conhecida, de tal modo que são muitos os pedidos e as graças alcançadas por intermédio da Venerável Irmã Wilson que chegam ao secretariado, dando conhecimento do bem recebido, através da seguinte oração que se reproduz na íntegra:
«Ó Deus, Pai Santo, / Nós vos damos graças pela caridade / Com que enriquecestes a vossa fiel serva, Irmã Wilson. / Se for do vosso agrado glorificá-la, / Concedei-nos, por sua intercessão, a graça que vos pedimos (pedir a graça)… /Por Nosso Senhor Jesus Cristo, / Vosso Filho, que é Deus connosco na unidade do Espírito Santo. Amen».
Venerável Irmã Wilson. Rogai por nós.