Sérgio Marques com Comissão Europeia em Diálogo com os cidadãos

Fotos DR

O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques participou esta tarde num “Diálogo com os Cidadãos”, promovido em colaboração com a representação da Comissão Europeia em Portugal, e com a Universidade da Madeira.

Tratou-se de um evento onde se trocaram impressões com cidadãos europeus da Madeira, conjuntamente com a Chefe da Representação da Comissão, Sofia Colares Alves.

Numa dialética de pergunta-resposta, quer de viva voz, quer através da plataforma electrónica criada para o efeito, foram debatidas questões como o Brexit, eleições em França, adesão da Turquia, refugiados, mas também temas que nos são mais caros, como a situação na Venezuela, e o seu efeito na numerosa comunidade portuguesa e Madeirense em particular, que atravessa as agruras da instabilidade político-social que ali se verifica.

A mais valia das RUP, em particular da Madeira e a profundidade estratégica que estas conferem ao projecto europeu, foram destacadas.

As questões orçamentais, no âmbito comunitário, e suas prioridades regionais, com destaque na RAM para os projectos ao nível da segurança contra riscos naturais, foram igualmente debatidas.

Como principal destaque, foi referido pelo Secretário Regional um gráfico, inscrito no livro Branco sobre o Futuro da União Europeia, um dos motes para o Diálogo que a Comissão está a promover nas Regiões Europeias, gráfico esse que identifica os períodos de paz na Europa.

A ilustração esquemática não deixa dúvidas que é durante o processo de integração europeia, que vivemos nos últimos 60 anos, que observamos o maior período de paz no velho Continente.