
A deputada social-democrata madeirense à Assembleia da República, Sara Madruga da Costa, voltou esta manhã a questionar o Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes sobre a situação dos trabalhadores do Centro Regional da RTP-M.
De acordo com a parlamentar madeirense, “há mais de um ano que o Governo da República e o conselho de administração da RTP dizem que estão a efectuar o levantamento da situação, sem que até à data tenham resolvido o assunto”.
“A harmonização das tabelas salariais e a progressão das carreiras dos trabalhadores da RTP-M com os trabalhadores dos restantes centros a nível nacional continua por resolver e pendente, não sendo compreensível a diferença de tratamento entre os trabalhadores dos diferentes centros”.
“Existem situações verdadeiramente inadmissíveis de trabalhadores do Centro Regional que continuam há anos sempre na mesma categoria profissional, sem que o Ministro com a tutela e o conselho de administração da RTP resolvam a situação”, denunciou.
Na resposta, o Ministro da Cultura referiu que o Governo e a Comissão de Trabalhadores da RTP estão em diálogo permanente e a inventariar o problema, sem se comprometer com uma data para a resolução do problema.
Para além desta situação, Sara Madruga da Costa lembrou que o Ministro se comprometeu a eliminar a discriminação existente no acesso à internacionalização e aos apoios às artes por parte de artistas e entidades culturais com domicílio fiscal na RAM e que essa situação também continua por resolver.
Em resposta, o Ministro referiu que o governo está a reflectir num novo modelo de apoio às artes que contemple essa situação, “estando a mesma bem encaminhada”.