Católicos assinalam Semana Santa


A Igreja Católica está a assinalar a  Semana da Paixão (também conhecida como Semana Santa) que é o tempo que vai desde o Domingo de Ramos, celebrado no passado dia 9 de abril até ao Domingo de Páscoa (domingo da Ressurreição) que será, este ano no dia 16 de abril.
Com a Missa da Ceia do Senhor celebrada na tarde de Quinta-feira Santa, começa o Tríduo Pascal, que é o ponto alto do ano litúrgico.
As cerimónias de cada um desses dias incluem na Quinta-feira Santa a Missa vespertina da Ceia do Senhor, seguida da adoração ao Santíssimo Sacramento; Sexta-feira Santa: Liturgia da Paixão e Procissão do Enterro do Senhor que se realiza nalgumas paróquias; Sábado Santo: Vigília Pascal e Domingo da Ressurreição com a Procissão e Eucaristia.
Na Sexta-feira Santa irá decorrer uma via sacra na paróquia de São Gonçalo a partir das 19 horas, com início no Largo Padre Pita Ferreira, junto à igreja, seguida da celebração da Paixão do Senhor e procissão do Enterro do Senhor.
Na paróquia da Vitória-Santa Rita vai realizar-se-á a Via sacra com os jovens, principiando às 9h30
Também vai decorrer a Via sara na paróquia do Coração de Jesus (Boa Nova) iniciando-se no bairro às 15 horas.
Na igreja de Câmara de Lobos, nesse dia às 9 horas haverá a Via sacra.
Também na Sexta-feira Santa na paróquia da Nazaré após a Liturgia da Paixão do Senhor, que se iniciará às 15 horas, decorrerá a Via sacra.
Nesse dia na igreja de São Jorge às 17 horas vão principiar as cerimónias que incluem a Descida da Cruz, que é única na Diocese do Funchal e que consiste na retirada da Cruz que se encontra junto ao altar mor  e colocada no chão, para depois se incorporar na procissão do Enterro do Senhor.
No Pico da Cruz, situado na paróquia de Santa Cecília, Câmara de Lobos irá ser feita a encenação da Paixão e Morte de Cristo. Será às 9h30.
Nas ruas próximas da igreja do Estreito de Câmara de Lobos um grupo de jovens vai encenar a celebração das Dores de Maria, a partir das 10h30-
No Domingo de Páscoa vão ser realizadas as procissões e Eucaristias marcando o grande dia de festa dos católicos.