Madeira representada em workshop de saúde em Budapeste

Fotos DR

No âmbito do projeto HoCare, que visa potenciar a criação de soluções inovadoras na área dos cuidados domiciliários, em cadeias regionais de inovação, teve lugar, no final do passado mês de março, em Budapeste, capital da Hungria, o 2º Workshop Temático Internacional intitulado “Geração de Inovação impulsionada pela abordagem pública”, no qual Portugal, através da Região Autónoma da Madeira, se fez representar, a par de mais de 60 participantes provenientes dos países europeus que são parceiros destes projeto, nomeadamente Chipre, Eslovénia, Bulgária, Roménia, Lituânia, Hungria e República Checa.

Sendo certo que o envelhecimento da população, na União Europeia, está a tornar-se um desafio para a maioria das regiões, a verdade é que esta nova realidade representa, simultaneamente, uma oportunidade para que pequenas e médias empresas apostem no desenvolvimento de novos serviços e produtos no domínio dos cuidados domiciliários, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida, especialmente nesta faixa etária.

A Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através do Instituto de Desenvolvimento Empresarial, IP-RAM – que é parceiro do projeto – fez-se representar, através de Jorge Faria e de Cristina Baptista. Estiveram igualmente presentes Licínia Araújo e Teresa Espirito Santo, em representação da Secretaria Regional da Saúde.

No referido Fórum, foram destacadas as boas práticas e experiências dos diferentes parceiros, na área da telemedicina. As possibilidades de submissão e transferência de projetos, com enfoque na gestão estratégica dos programas operacionais, foram discutidos em 4 grupos de trabalho interativos. Estas discussões de trabalho estiveram especialmente focadas nos métodos e nas novas formas de impulsionar a inovação em saúde, com ênfase na abordagem da inovação impulsionada pelo setor público.

Na ocasião, foram identificadas 27 boas práticas no Projeto que poderão ser replicadas às várias regiões.

Recorde-se que, através do HoCare, o Instituto de Desenvolvimento Empresarial, IP-RAM visa melhorar a eficácia, a eficiência e o impacto dos instrumentos de política, propondo ações relacionadas com a prestação de serviços de assistência domiciliária desenvolvidas através de uma estratégia que envolva, do ponto de vista internacional, organizações governamentais, universidades, empresas e associações empresariais.

Com a duração de 4 anos, este projeto envolve 1,2 milhões de euros e conta com um apoio financeiro da UE superior a um milhão de euros, cabendo ao IDE cerca de 157 mil euros, dos quais 85% têm comparticipação europeia.

O próximo Workshop Temático Internacional terá lugar em Litija (Eslovénia), entre os dias 7 e 9 de Junho de 2017.