Khachaturian e Brahms interpretados em concerto da OCM a 1 de Abril

Petryakov, o solista

A Orquestra Clássica da Madeira protagoniza um concerto no dia 1 de Abril, pelas 18 horas, no Teatro Municipal, integrada no ciclo ‘Jovens Solistas’.

 

Desta feita, o protagonista é o jovem violinista Oleksandr Petryakov, num concerto sob direcção do maestro Maxime Tortelier.

Oleksandr Petryakov, músico de uma personalidade musical sólida e marcante, teve a sua formação inicial na Direcção de Serviços de Expressão Artística e Multimédia, com a professora Nana Khachkalyan e posteriormente no Conservatório-Escola das Artes da Madeira. Estuda actualmente na Codarts University of the Arts em Roterdão, nas classes de violino de Vesna e Igor Gruppman. Neste concerto, na primeira audição regional com orquestra, interpretará o concerto para violino de Aram Khachaturian, refere um comunicado da OCM.

 

O programa, além do referido Concerto para violino em Ré menor de Khachaturian,  incluirá ainda a interpretação da Sinfonia nº2 em Ré maior Op.73 de Johannes Brahms.

O maestro convidado é considerado um talento emergente no panorama internacional da direcção de orquestra, desde a sua prestação como Jovem Maestro Associado Leverhulme na Orquestra Sinfónica de Bournemouth, em Inglaterra, onde se apresenta regularmente em concertos, sendo considerado “excelente” e “carismático”, sublinha a OCM. Em 2009 estreou-se com a Sofia Festival Orchestra na Accademia Chigiana em Siena, Itátia.

Em 2012 foi semifinalista na competição Donatella Flick Conducting, onde se destacou enquanto participante exce+cional numa masterclasse da Baltimore Symphony Orchestra e Marin Alsop. Além de participar em vários cursos e masterclasses, dirigiu a Royal Scottish National, a Tasmanian Symphony e a BBC Concert Orchestras, onde trabalhou com David Zinman e Martyn Brabbins, entre outros.

Paralelamente à sua actividade como maestro na Royal Academy of Music, trabalhou com diversos ensembles e artistas, sob a direção de reconhecidas figuras tais como George Hurst e Leif Segerstam. Ensaiou igualmente a Orquestra Académica na preparação do concerto com o maestro Simon Rattle e com Colin Davis.

O maestro convidado Maxime Tortelier 

Na temporada 2014/2015, Maxime estreou-se na direcção de reconhecidas Orquestras, tais como a BBC Philharmonic Orchestra, a Ulster Orchestra, e a BBC Proms Festival. Voltou a dirigir novamente a Orchestre National de França num projecto com a Rádio Francesa, com a apresentação de estreias de obras de compositores franceses.

Nascido no seio de uma família de músicos, Maxime iniciou os seus estudos na classe de piano aos 5 anos. Antes de iniciar os seus estudos em direcção de orquestra, formou-se em literatura e línguas na Ecole Normale Supérieure em Lyon, onde foi assistente na Universidade de Harvard. Ministrou musicologia em Paris, na Ecole des Hautes Etudes em Ciências Sociais. Após a conclusão da sua graduação, estudou Teoria e Composição no Conservatório de Paris, onde foi vencedor de diversos primeiros prémios.

Por seu turno, o solista convidado Oleksandr Petryakov, oriundo de uma família de músicos, nasceu em 1997. Iniciou os seus estudos no violino com 6 anos sob a tutoria da professora Nana Khachkalyan no Gabinete Coordenador de Educação Artística, tendo participado e ganho numerosos prémios em concursos realizados tanto no GCEA como no Conservatório Escola de Artes (CEPAM), sendo também laureado na 1ª edição do Concurso Capela (Lisboa).

Participou em duas OJ.COM orientadas pelos maestros  Jean-Sébastien Béreau e Cesário Costa, e teve masterclasses com ilustres pedagogos tais como Alissa Margulis, Yuri Zhislin, Liviu Prunaru, Sophie Heinrich, Ulf Schneider, Igor Gruppman, Ilya Grubert, Eliot Lawson, Aníbal Lima, Nuno Silva entre outros.

Oleksandr Petryakov participou nos concertos em forma de estágio pedagógico da Orquestra Clássica da Madeira com os maestros Rui Pinheiro e Martin André.

Em 2015 finalizou o Curso Profissional de Instrumentista do CEPAM com orientação pedagógica do professor Norberto Gomes. Actualmente estuda o violino na Codarts University of the Arts, Rotterdam sob a orientação dos Professores Igor Gruppman e Vesna Stefanovic-Gruppman.